80 anos

80 anos

mundo

Esse foi o tempo para que um grupo de pesquisadores da Universidade de East Anglia (UEA), na Inglaterra, descobrisse a causa de onda de mortes em bebês na Europa e na América do Norte

Entre 1930 e 1940, muitos bebês morreram intoxicados por alimentos enriquecidos com vitamina D, a fim de combater o raquitismo infantil na época. Isso, porque no início dos anos 1900, mais de 80% das crianças da Europa e América do Norte sofriam com raquitismo.

Devido a intoxicação, a adição de vitamina D foi proibida no países europeus na década de 1950.

A descoberta 💡

Um estudo sobre hipercalcemia infantil tipo 1, que causa danos renais em crianças, foi publicado na revista Journal of Bone and Mineral Research.

Crianças afetadas pela condição não conseguem metabolizar a vitamina D de forma adequada. O nutriente acabava gerando acúmulo de cálcio no sangue, levando danos nos rins e cálculos renais. Na época, alimentos como leite, pão, cereais e margarina eram enriquecidos com vitamina D. 

Segundo a pesquisa, a mutação do gene CYP24A1 impede as pessoas de metabolizar a vitamina D adequadamente, resultando no acúmulo de cálcio no sangue e a intoxicação pelos alimentos enriquecidos

Reply

or to participate.