- amo medicina
- Posts
- A evolução da educação na residência médica 📚️
A evolução da educação na residência médica 📚️
carreira

A cada dia que passa, uma nova tecnologia médica surge.
Esses conhecimentos, pouco a pouco ganham espaço nas cadeiras da residência médica, momento no qual o médico se especializa.
Por exemplo, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) há 2 anos oferece treinamento em cirurgia robótica em seu Programa de Residência Médica em Urologia. Mas não para por aí.
Uma das maiores tendências certamente é o uso da Inteligência Artificial no ensino médico. Vamos falar mais sobre isso…
A IA na educação médica 🧠
Em março de 2023, estudos nos EUA revelaram que o ChatGPT-3 e o ChatGPT-4 são capazes de passar na prova de residência médica em neurocirurgia.
Isso levanta uma grande questão: qual é o potencial da IA para auxiliar na educação médica e na tomada de decisões clínicas?
Apesar de ser algo muito novo, algumas ponderações sobre a capacidade da IA na triagem de pacientes estão em curso.
Além disso, o recurso da IA pode realizar uma série de trabalhos burocráticos aos quais os residentes são expostos, permitindo que eles tenham mais tempo para se aprimorar tecnicamente.
Recentemente, a Faculdade de Medicina da USP realizou um debate sobre os benefícios, riscos e desafios do ChatGPT na saúde brasileira.
Um ponto de atenção é a validação das informações fornecidas pela IA, como o fenômeno da "alucinação" do ChatGPT, onde informações inexistentes podem ser reproduzidas.
Tecnologia de ponta a ponta🤖
Sim, a tendência é que a medicina fique cada vez mais sofisticada até que todo o processo de cuidado tenha alguma interferência da tecnologia.
Assim, o ensino nas residências abarcará recursos e ferramentas inimagináveis para médicos formados no século XX, por exemplo.
Desde a ascensão da cirurgia robótica até robôs que auxiliam os residentes na triagem e tomada de decisões, a realidade é que o futuro da medicina chegou.
Reply