- amo medicina
- Posts
- A vanguarda tecnológica em intervenções cirúrgicas 🧑💻
A vanguarda tecnológica em intervenções cirúrgicas 🧑💻
tecnologia

A medicina tem avançado a passos largos, especialmente no campo das intervenções cirúrgicas, onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais crucial.
Um exemplo notável dessa evolução pode ser visto no trabalho do Dr. Marcelo Harada Ribeiro, um renomado cirurgião cardíaco intervencionista de Florianópolis.
Formado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP, Dr. Marcelo é uma autoridade em procedimentos minimamente invasivos, que são menos agressivos e permitem uma recuperação mais rápida dos pacientes.
Dedicado à inovação e à melhoria contínua das técnicas cirúrgicas, Dr. Marcelo continua envolvido com o Incor (Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP), onde realizou seu doutorado.
Através de sua pesquisa focada em complicações durante recanalizações de oclusões totais crônicas, ele contribuiu significativamente para a segurança e eficácia desses procedimentos.
Além disso, sua participação em centros de cirurgia cardíaca intervencionista nos EUA e sua atuação como pioneiro no uso de tecnologias como o laser em cirurgias cardíacas reforçam seu papel de liderança na área.
Para quem quer imergir em uma carreira médica cheia de procedimentos tecnológicos, tudo com muito embasamento técnico-científico, certamente a cardiologia intervencionista é uma área a considerar.
Ortopedista inovando🛠️
Pra quem pensa que ortopedista só mexe com osso, olha isto!
Temos o caso do ortopedista Bruno Gobatto que realizou a terceira cirurgia do mundo utilizando o Apple Vision.
O headset da Apple mistura a realidade virtual (VR) com o mundo real, possibilitando novas formas de "enxergar" a realidade, com inúmeras aplicações práticas.
No caso, o paciente do Dr. Gobatto possuía uma ruptura de manguito rotador — lesão em um dos tendões do ombro —, e a tecnologia da Apple permitiu que o ortopedista visualizasse o interior da articulação com mais precisão.
Esse dispositivo representa um salto tecnológico importante, permitindo uma precisão ainda maior em procedimentos complexos.
O uso dessa tecnologia não só facilita a vida dos cirurgiões, mas também oferece aos pacientes uma opção de tratamento com menor risco e menor tempo de recuperação.
De fato, esses avanços são apenas o começo, e é esperado que as inovações continuem a transformar o campo da cirurgia nos próximos anos, tornando procedimentos outrora invasivos em intervenções minimamente invasivas e altamente eficazes.
Reply