cashback para médicos no FIES 🤑

cashback para médicos no FIES 🤑

📚 Criado pelo Ministério da Educação em 1999, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem como objetivo ajudar milhares de estudantes que não possuam condições financeiras para arcar com o alto custo (e coloca alto nisso 👀), das mensalidades de faculdades privadas, a alcançarem seu sonho de ingressar no ensino superior 😍.

Mas, o que muitos não sabem é que a [Lei Federal n° 10.260/01] possibilita o abatimento 1% do saldo do FIES ao mês trabalhado. Inclusive, os juros devidos durante o período também estão inclusos no desconto 🤑. 💸.

maaaas, isso não é para todos.

Esse benefício é destinado para médicos que cumpriram alguns requisitos específicos exigidos pela Lei, como, por exemplo, aqueles que atuaram durante a pandemia da Covid-19 (uhul 🎉). Merecido, né?!

Dá uma olhadinha nos requisitos para conseguir esse benefício 👇🏻

  • médicos e demais profissionais da saúde que trabalharam para o Sistema único de Saúde (SUS) durante o período de vigência da emergência sanitária decorrente da pandemia da Covid-19 por mais de 6 meses;

  • médicos residentes que participaram por pelo menos seis meses durante a pandemia no programa Brasil Conta Comigo;

  • participantes do Programa “Mais Médicos”;

  • médicos integrantes de equipes de saúde da família oficialmente cadastrada;

  • médico militar das forças armadas que atuaram em regiões e áreas carentes, determinadas como prioridade pelo Ministério da Saúde.

ainda tem mais algumas outras exigências…

  • comprovar ser graduado no curso de medicina e ter uma avaliação positiva (conceito maiores ou igual a 3) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES);

  • estar com o financiamento do FIES na fase de carência ou amortização fase I ou amortização fase II (para os contratos formalizados até 14 de janeiro de 2010) ou na fase de carência ou amortização (contratos novos, formalizados a partir de 15 de janeiro de 2010).

  • os que estão na fase de amortização, devem estar adimplentes com o pagamento das prestações do financiamento.

quem não tem direito ao abatimento?

Existem alguns casos que o abatimento não acontece, veja quais são eles:

  • no prazo inferior a 1 ano de trabalho em casos de médicos que integram a equipe de saúde da família cadastrada ou médico militar das Forças Armadas;

  • Ate 6 meses de trabalho aos profissionais da saúde que atuaram no SUS durante a emergência sanitária decorrente da Covid-19.

cálculo do valor do abatimento

👉 O médico terá desconto de 1% a cada mês trabalhado nos requisitos mencionados acima.

Mas para ficar mais fácil de entender, vamos a um exemplo:

Descontão, ein? 🤩

como solicitar

✍️ Desde o dia 16 de maio de 2022, as solicitações de abatimento devem ser feitas somente pelo Sistema FIESMED.

Portanto, os pedidos enviados por correios ou e-mail ao Ministério da Saúde não serão aceitos ❌ .

Infelizmente, assim como muita coisa no Brasil, vários médicos enfrentam dificuldades para garantir esse direito, encontrando pelo caminho o indeferimento do abatimento ou até mesmo a indiferença por parte do Governo.

Só que isso não é motivo para você se desanimar, caso preencha todos os requisitos.

🧑‍⚖️ A via judicial ainda é uma saída, inclusive para o recebimento da quantia retroativa que deveria ter sido abatida e não foi.

https://lp.euamomedicina.com/inscreva?utm_source=instagram&utm_medium=bio&utm_campaign=inscricao-amo-medicina

Reply

or to participate.