- amo medicina
- Posts
- Afinal, R1 sofre tanto mesmo?
Afinal, R1 sofre tanto mesmo?
carreira

Um dos momentos mais intensos na residência ocorre no primeiro ano, conhecido como R1.
Essa fase, reconhecida pela alta carga de trabalho, pressão e responsabilidade, tem sido motivo de preocupação para muitos estudantes de medicina.
Embora essencial, será mesmo que esse início de residência é tão desafiador assim?
Quantas horas? ⏰
De acordo com a pesquisa Demografia Médica de 2023, os residentes gastam, em média, 79 horas e 12 minutos por semana em todas as suas atividades, excedendo significativamente as 60 horas semanais legalmente preconizadas.
Das 79 horas, cerca de 16 horas e 12 minutos são dedicadas a tarefas administrativas, 39 horas e 18 minutos semanais em atendimento, além de 15 horas e 36 minutos em plantões.
Situações extremas 🚨
Em 2022, médicos residentes do primeiro ano da especialização em Ortopedia e Traumatologia da Unicamp se demitiram coletivamente, alegando práticas abusivas, como a exigência de plantões de 40 horas.
Assédio 😠
Quase 42% dos médicos residentes afirmam ter sofrido assédio, sendo a maior parte deles R1. Isso não é uma questão que aflige somente residentes, pois 9 em cada 10 estudantes de Medicina da USP relatam já ter sofrido algum tipo de agressão.
Saúde mental do médico 🧠
69,4% dos médicos brasileiros já apresentaram sinais de depressão durante a vida. A ansiedade é ainda mais prevalente, pois 79,6% apresentaram sintomas do transtorno.
Como a demanda do serviço de residência tende a ser maior para os “calouros”, a estafa mental deles também pode aumentar. Segundo estudos, a saúde mental do R1 é a que mais sofre. Por isso, é essencial trazer o tema à tona, denunciar assédios e entender formas de equilibrar a rotina de todos os estudantes.
R1 também é conquista🍾
Se você passou ou ingressou no R1, saiba que é um vitorioso e faz parte de um grupo que é fundamental para a manutenção da saúde no país.
E por fim: respondendo ao título deste conteúdo, o R1 realmente sofre. Os desafios para se tornar um médico especialista são grandes, mas as conquistas são ainda maiores.
em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Reply