- amo medicina
- Posts
- Antibiótico contra superbactéria é descoberto por Inteligência Artificial
Antibiótico contra superbactéria é descoberto por Inteligência Artificial
tecnologia

Uma equipe de pesquisadores publicou na Nature (revista com Qualis A1 e alto Fator de Impacto) a descoberta de um novo antibiótico com potencial para combater a Acinetobacter baumannii, uma superbactéria (cepa resistente a uma série de antibióticos) gram-negativa hospitalar.
Este avanço demonstra o imenso potencial do uso de IA e pode pôr em xeque o antigo dado da OMS de que, até 2050, haveria mais mortes relacionadas às superbactérias do que ao câncer.
Metodologia Inovadora🧪
Os pesquisadores canadenses e americanos do estudo usaram uma técnica guiada por IA que se chama aprendizado de máquina e permite a construção de modelos analíticos. Ou seja, a IA é programada para fazer uma série de análises simultaneamente e entregar um resultado a partir disso.
Na pesquisa, a IA explorou cerca de 7.500 moléculas em busca daquelas capazes de inibir o crescimento da bactéria in vitro.
Descoberta da Abaucina 💡
Através desta abordagem, foi descoberta a Abaucina, um composto antibacteriano com espectro de ação específico contra A. baumannii.
A Abaucina afeta a formação das lipoproteínas, substâncias responsáveis pela sustentação da parede celular em bactérias gram-negativas.

Fonte: Getty Images/Stockphoto I ttsz
Testes em animais🐁
Os resultados foram promissores quando a Abaucina foi usada para controlar uma infecção por A. baumannii em camundongos.
Esses testes iniciais sugerem que a Abaucina pode ter potencial para tratar infecções em humanos causadas por essa bactéria.
O futuro do combate à resistência antimicrobiana🦠
A Abaucina não apenas combate uma superbactéria, mas também tem um alvo específico, reduzindo a probabilidade de desenvolver resistência.
Além disso, a aplicação da IA na descoberta de novos medicamentos pode revolucionar a maneira como conduzimos a pesquisa biomédica, acelerando o processo de descoberta e desenvolvimento de novos tratamentos.
em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Reply