• amo medicina
  • Posts
  • Atender plano de saúde: vale a pena? 🏥

Atender plano de saúde: vale a pena? 🏥

carreira
Fortune Teller Gif Artist GIF by bad arithmetic

Embora essa seja uma decisão pessoal, há muitos fatores a considerar antes de optar por essa modalidade. 

Hoje em dia, há muitas clínicas populares que funcionam de forma semelhante aos planos convencionais de saúde, o que oferece uma potencial oportunidade aos recém-formados.

Vantagens 📈

Acesso rápido a pacientes: um dos principais atrativos de atender por planos de saúde é a grande demanda. 

Entrada facilitada no mercado: para quem está no início da carreira, competir com médicos mais experientes pode ser um desafio. 

Segurança financeira: ter uma base fixa de pacientes via planos pode proporcionar uma certa segurança financeira, pois traz previsibilidade nos ganhos.

Desvantagens 🚧

Baixos honorários: uma das maiores críticas ao atendimento por planos de saúde e clínicas populares é a remuneração. Em geral, o valor pago por consulta é bem abaixo do praticado em consultas particulares.

Volume de pacientes: o fluxo elevado de pacientes, para compensar o valor das consultas, pode significar uma jornada exaustiva e menos tempo para cada atendimento.  

Desgaste com a burocracia: Quem começa atendendo por plano de saúde logo se depara com a burocracia. Pedidos de autorização, dificuldades com o pagamento e até a demora na liberação de exames são situações comuns.

Para médicos mais experientes: vale a pena continuar? 🔄

 Apesar de ser uma decisão muito pessoal, vamos mencionar alguns pontos:

 Manutenção de uma base de pacientes: muitas vezes, pacientes que iniciaram o acompanhamento se tornam fiéis ao médico, independentemente do plano.

 Possibilidade de negociação: médicos experientes geralmente tem mais flexibilidade para negociar com os planos de saúde, buscando melhores condições contratuais ou optando por reduzir o número de convênios atendidos, priorizando aqueles com melhor remuneração.

⛔ Desvalorização profissional: Com o tempo, muitos médicos sentem que a remuneração dos planos de saúde não acompanha a inflação e o custo da prática médica, gerando insatisfação. Isso pode ser frustrante, principalmente para quem já possui um nome estabelecido no mercado.

⛔ Falta de autonomia: O excesso de regras impostas pelos planos pode limitar a liberdade do médico em decidir os melhores tratamentos para seus pacientes. Médicos mais experientes podem achar difícil lidar com essa falta de autonomia.

Por fim, para tomar essa decisão tão importante na carreira médica, é essencial estar ciente das limitações, tanto financeiras quanto profissionais, e ponderar o equilíbrio entre volume de trabalho e qualidade de vida.

Afinal, como em qualquer decisão médica, o que vale é avaliar o cenário com clareza e buscar o melhor para si e para os pacientes.

Reply

or to participate.