• amo medicina
  • Posts
  • Bill Gates investe para melhorar a medicina

Bill Gates investe para melhorar a medicina

Bill Gates investe para melhorar a medicina 

tecnologia

Bill Gates, hoje o 6º homem mais rico do mundo - poderia ser o 3º se não tivesse doado nada de sua fortuna. Muitos dos atos de filantropia do bilionário, cofundador da Microsoft, envolvem a saúde global, sobretudo nos países mais pobres.

O fato de Gates estar próximo de se tornar avô (sua filha mais velha está grávida e o nascimento está previsto para fevereiro de 2023) talvez o motive mais ainda a ajudar a fazer, deste mundo, um lugar melhor para se viver.

Assim sendo, a Fundação Bill & Melinda Gates (ex-esposa do bilionário) está adotando e apoiando novas tecnologias em várias áreas, entre elas a medicina.

Combate à morte neonatal 👶🏻

Apesar do número de óbitos infantis ter caído desde os anos 2000 no mundo, o número de mortes neonatais nos primeiros 30 dias de vida ainda persiste alto, principalmente nos países subdesenvolvidos.

Por isso, Bill está financiando a validação de um ultrassom muito prático. Ele funciona através de um sensor que é conectado a dispositivos eletrônicos como o celular.

Através da captação do sensor, uma inteligência artificial avalia os riscos da gestação, indicando, por exemplo, a necessidade de parto cesariana. O dispositivo já está sendo testado no Quênia e na África do Sul e pode ganhar o mundo se tiver sua eficácia comprovada.

Cura do HIV? 🦠

De fato, encontrar a cura do HIV é um sonho desde a descoberta da retrovirose.

Nesse sentido, Bill Gates tem investido pesado em terapia genética, técnica através da qual são realizadas mudanças no DNA dos pacientes portadores do HIV, a fim de que o retrovírus não consiga se replicar, o que zeraria a carga viral e, consequentemente, as complicações da doença decorrentes da imunossupressão.

Vale pontuar que o HIV é um parasita intracelular obrigatório, ou seja, depende do DNA da célula do hospedeiro para se multiplicar.

Reply

or to participate.