- amo medicina
- Posts
- Câmara hiperbárica: o novo "parça" de Neymar
Câmara hiperbárica: o novo "parça" de Neymar
Câmara hiperbárica: o novo "parça" de Neymar
brasil

Fonte: Estadão I Reprodução
Fonte: Estadão I Reprodução
A moda entre os famosos agora é a câmara hiberbárica. As supostas possibilidades de rejuvenescimento (Claudia Raia) e aceleração da performance física (Neymar) são algumas motivações para uso do aparelho. De acordo com o site de Neymar, ele usa o equipamento pelo menos uma vez ao dia, por cerca de 1h30. Quando lesionado, usa pelo menos duas vezes ao dia.
Porém, para algumas entidades, não existem comprovações científicas para os objetivos buscados.
Para a Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH), o procedimento de oxigenoterapia tem indicações muito delimitadas e o uso indiscriminado e sem acompanhamento médico especializado pode trazer riscos como convulsão e edema pulmonar.
"Artistas, famosos e atletas têm sido assediados para usar a hiperbárica e, infelizmente, da maneira incorreta", diz o Diretor científico da SBMH, Marcus Vinícius de Morais.
O CFM regulamentou o procedimento terapêutico em 1955, como um tratamento médico em 15 condições clínicas específicas - nenhuma relacionada à rejuvenescimento e performance física.
Modalidade 👍
O tratamento coloca os pacientes em uma câmara para respirar oxigênio puro em uma pressão atmosférica de duas a três vezes maior do que a do nível do mar.
A máquina é um equipamento cilíndrico de aço ou acrílico pressurizado com ar comprimido, podendo suportar de uma a mais pessoas.
Reply