• amo medicina
  • Posts
  • CAR-T: o novo tratamento do Instituto Butantan

CAR-T: o novo tratamento do Instituto Butantan

brasil

O Instituto Butantan está desenvolvendo um tratamento inovador contra o câncer utilizando células CAR-T. A terapia foi criada nos EUA, mas vem sendo testada desde 2010 em pacientes em estágio terminal de câncer de sangue (linfoma e leucemia). O resultado dos primeiros testes? Os pacientes apresentaram remissão da doença.

Desde 2017, a CAR-T é autorizada pela Food and Drug Administration (FDA) em outros lugares do mundo, no entanto, o custo pode chegar a até US$ 500 mil por paciente.

A previsão é que a fase 1 do estudo clínico inicie ainda em 2023, com o objetivo de avaliar a segurança do tratamento, aprovação pela Anvisa e futura disponibilização do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A terapia com células CAR-T não danifica células saudáveis e causa menos efeitos adversos do que tratamentos convencionais, como a quimioterapia. Além disso, os pacientes tratados com CAR-T apresentam maior chance de remissão.

Farão parte do experimento 20 pacientes com linfoma não Hodgkin de células B e 20 pacientes com leucemia linfoide aguda do tipo B com idades entre 18 e 70 anos e que não são elegíveis para transplante de medula óssea.

Reply

or to participate.