Cirurgia robótica: como se qualificar?

Cirurgia robótica: como se qualificar?

tecnologia

Em 1985, ocorreu o primeiro procedimento cirúrgico assistido por robô da história, feito para realizar uma biópsia neurocirúrgica.

Desde então, os robôs cirúrgicos evoluíram de forma exponencial. Hoje, a medicina conta com robôs altamente tecnológicos, por exemplo, os Da Vinci®, os quais se permitem executar movimentos precisos durante o ato cirúrgico.

Isso não só aumenta a taxa de sucesso dos procedimentos, como também melhora a recuperação dos pacientes no pós-operatório.

Cada vez mais os robôs “tomam a cena dos centros cirúrgicos” e substituem técnicas laparoscópicas e abertas.

Ou seja, se você quer se especializar em cirurgia - ou ficar por dentro dos avanços da medicina-, é mandatório entender a cirurgia robótica.

Congressos de tecnologia! 👨‍🏫

Fala a verdade, você adora um congresso, né? É por meio deles que os profissionais se atualizam das novidades da sua área de atuação.

Assim não é diferente com a cirurgia robótica. Nesse sentido, há o IRCAD, o maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente, com uma moderna estrutura e bases em Barretos, interior de São Paulo, e também na capital do Rio de Janeiro.

Constantemente, o IRCAD divulga oportunidades de cursos e congressos na área da cirurgia robótica. Vale a pena conferir.

Além disso, você pode conferir todos os materiais da SOBRACIL, Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, que oferece eventos incríveis para quem quer se especializar no tema.

Ligas acadêmicas 🤝

Pode ser que a sua faculdade tenha uma liga especialmente voltada para a cirurgia robótica e novas tecnologias dentro da medicina.

Aqui na minha saudosa UFAM, foi recentemente aberta a Liga Acadêmica de Cirurgia Robótica e Inovação do Amazonas (LACRI-AM), que oferece um conteúdo bem interessante sobre essas áreas.

Assuntos básicos 🏛️

O especialista em cirurgia robótica deve estudar temas quentes para o futuro desses procedimentos, entre eles:

  • Data Science - é basicamente o programador dos softwares não só dos robôs cirúrgicos, como também das outras IA’s que surgem a cada dia;

  • Inteligências artificiais - são recursos que permitem a otimização, melhora e democratização dos protocolos médicos;

  • Medicina 4.0 - é a manifestação da Quarta Revolução Industrial na área da Saúde. Sua principal característica é o uso de tecnologias da informação aplicadas ao setor;

  • Impressões em 3D - envolve a bioimpressão de órgãos, isto é, o uso de tecnologias de impressão 3D para montar vários tipos de células, fatores de crescimento e biomateriais, camada por camada.

Por fim, a medicina é realmente fascinante. Mas quando se une a arte do cuidar com as tecnologias em franca ascensão, tudo fica muito mais especial.

Reply

or to participate.