- amo medicina
- Posts
- Clínica médica: o coração da medicina 🫀
Clínica médica: o coração da medicina 🫀

A residência em Clínica Médica é uma das mais concorridas e abrangentes do Brasil, com duração de dois anos e um possível terceiro ano opcional (R3) mediante nova prova.
Durante esse período, os residentes passam por atividades ambulatoriais, de emergência e hospitalares, além de rodízios em diversas especialidades.
As queixas na Clínica Médica são extremamente variadas, abrangendo desde doenças crônicas como hipertensão e diabetes até infecções agudas e problemas gastrointestinais.
Após a residência, o clínico geral tem diversas opções de carreira, podendo optar por subespecialidades como Gastroenterologia, Geriatria, Pneumologia, Hematologia, Nefrologia, Nutrologia, Medicina Intensiva e Reumatologia.
A rotina do clínico geral pode ser tanto hospitalar quanto ambulatorial, com muitos atuando em unidades básicas de saúde, emergências, ambulâncias e consultórios particulares.
A especialidade oferece a possibilidade de trabalhar em diversos cenários, incluindo salas de emergência, unidades de terapia intensiva e clínicas privadas.
O que analisar se a Clínica Médica for uma das suas opções:
Interesse em diversidade: você gosta de lidar com uma ampla variedade de condições médicas e pacientes de diferentes faixas etárias?
Trabalho intenso: está preparado para uma rotina potencialmente estressante, especialmente se optar por trabalhar em emergências ou UTIs?
Flexibilidade de carreira: considera importante ter diversas opções de subespecialização e campos de atuação após a residência?
Reply