- amo medicina
- Posts
- congressos: investir ou não investir
congressos: investir ou não investir
carreira

Congressos médicos são datas importantes para o calendário do especialista, mas como fica o estudante nessa situação?
Vamos dedicar este espaço para lançar no ar algumas reflexões para você decidir qual é o melhor momento para você começar a investir nos congressos!
Enriquecimento curricular 📜
A gente sabe o quão importante pode ser o currículo para a carreira profissional. Hoje, a maior parte dos concursos de residência médica, por exemplo, considera a análise curricular como 10% do total da nota.
Assim sendo, uma das formas de enriquecer seu portfólio profissional é através da participação de congressos com algum trabalho científico, seja um relato de caso em um pôster, seja uma apresentação verbal de um estudo multicêntrico duplo-cego randomizado.
Networking 🌐
Sabe o que vale mais do que dinheiro? Não, não são as barras de ouro do Sílvio Santos! (ma-ô-ê!). Sua rede de contatos vale mais do que dinheiro!
Afinal, muitas vezes você conseguirá excelentes oportunidades de trabalho ou parcerias de negócios dentro da medicina através do seu networking. E como conseguir uma rede de contatos de alto nível na medicina? Através dos congressos, é claro!
Definir sua especialidade 🎯
De fato, talvez você tenha entrado no curso de medicina querendo uma especialidade e, agora, já não saiba muito bem qual residência fará (na verdade você não tem nem certeza se fará residência ou pós-graduação).
Então, nesses casos, os congressos podem ser vivências interessantes para te ajudar no processo de escolha da sua especialidade. Isso acontece porque a maior parte das discussões e apresentações dos congressos envolve temas mais específicos da área do congresso em questão.
Viajar! 🌎
Estudante de medicina é um (bicho) ser humano que sofre bastante… e é claro que, como bons filhos de Deus, a gente também merece um descanso, né?
Por isso, os congressos são boas oportunidades de unir o melhor dos dois mundos: conhecer lugares e pessoas novas ao mesmo tempo em que aprofunda seus conhecimentos em determinada área da medicina.
Fala a verdade: os congressos são experiências tentadoras, não acha? Mas é claro que cada situação é única e, por isso, é importante que você leve em conta todas as suas circunstâncias no processo de decisão. Até mais!
Reply