• amo medicina
  • Posts
  • Déficit de médicos de família no SUS já ultrapassa 60 mil

Déficit de médicos de família no SUS já ultrapassa 60 mil

Déficit de médicos de família no SUS já ultrapassa 60 mil 📉 

brasil

A área de atenção primária vai precisar de um cuidado especial pelo Governo atual, segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Zeliete Linhares Leite Zambon.

Para Zeliete, faltam profissionais, incentivo da carreira e investimentos. "Para uma boa gestão, o governo vai precisar investir nos agentes comunitários de saúde, na formação do médico de família e comunidade, além de aumentar a resolutividade da atenção primária e voltar com os profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)", declara.

Médicos de família no SUS

Só no SUS, o déficit de médicos varia de 45 a 65 mil. Só 10 mil correspondem ao perfil. Um problema notório era na graduação: não existia esse profissional dentro das graduações, algo que foi mudado com a alteração na diretriz curricular nacional para os cursos de medicina, onde tornou-se obrigatório ter um professor especialista em medicina familiar e comunidade, inclusive a disciplina de atenção primária transversal a todo curso.

"Se fizermos as contas, vamos demorar, no mínimo, dez anos para formar a quantidade necessária desses especialistas", finalizou.Leia mais, aqui.

Reply

or to participate.