- amo medicina
- Posts
- Dermatologia: a pele como especialidade 🌟
Dermatologia: a pele como especialidade 🌟
especialidade por med escolha

A dermatologia é uma das especialidades médicas mais fascinantes e multifacetadas, centrada no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam a pele e fâneros (cabelos, unhas e mucosas).
É uma área que cobre desde o tratamento de doenças crônicas e condições autoimunes até intervenções estéticas, que são cada vez mais procuradas.
Cenário no Brasil 🩺
No Brasil, a dermato é a décima especialidade mais popular entre médicos, com mais de 11.000 dermatologistas ativos, segundo a última Demografia Médica.
A Dermatologia dermato é a especialidade com mais mulheres: +8.200!
Além disso, a maioria dos profissionais concentra-se nos grandes centros urbanos, com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais liderando a demanda.
Apesar disso, há uma carência significativa de dermatologistas em áreas rurais e regiões Norte e Nordeste, onde a população tem menos acesso a cuidados especializados.
Como ingressar? 🎓
A residência médica em dermatologia dura três anos e é uma especialidade de acesso direto, o que significa que é possível iniciar a residência logo após a conclusão do curso de medicina.
O processo seletivo para a residência costuma ser um dos mais concorridos dentre todas as especialidades. No ENARE de 2024, foram mais de 28 candidatos para cada vaga de dermato!
Durante a residência, os médicos residentes têm uma formação abrangente, que inclui desde a clínica dermatológica geral até subáreas como dermatologia pediátrica, dermato-oncologia e dermatologia estética.
Os residentes também realizam pequenos procedimentos cirúrgicos e aprendem a identificar e tratar uma ampla variedade de condições, desde doenças infecciosas e inflamatórias até tumores cutâneos.
Habilidades requeridas 🔬
Olhar clínico apurado: é fundamental para diferenciar lesões suspeitas e diagnosticar precocemente problemas sérios, como o câncer de pele. A análise de detalhes minuciosos na pele exige treinamento e um bom conhecimento das diferentes apresentações clínicas das doenças cutâneas.
Habilidade em procedimentos: biópsias, remoção de lesões e aplicação de tratamentos a laser. Além disso, deve estar familiarizado com técnicas estéticas como toxina botulínica, preenchimentos e peelings.
Empatia e comunicação: o dermatologista lida com um público variado, muitas vezes com questões ligadas à autoestima. Saber comunicar-se de forma acolhedora e sensível é essencial para um atendimento humanizado e evitar processos.
Por que dermato? 🌟
Esta é uma área para quem busca uma especialidade com um equilíbrio entre a ciência e a estética, o diagnóstico clínico e a realização de procedimentos.
Além de ser uma das especialidades mais bem remuneradas e procuradas, oferece uma qualidade de vida valorizada por muitos médicos, com menos necessidade de plantões e horários de trabalho mais previsíveis.
A especialidade abre portas para a atuação em clínicas privadas, hospitais, consultórios especializados e até para atividades de pesquisa, especialmente em temas de biologia cutânea e tecnologias de tratamento.
Em um país onde o câncer de pele e outras condições dermatológicas são prevalentes, o papel do dermatologista é cada vez mais essencial para promover saúde, autoestima e qualidade de vida!
Reply