- amo medicina
- Posts
- ⚖️ direitos e deveres do médico plantonista
⚖️ direitos e deveres do médico plantonista
Sabemos que a rotina de um médico plantonista é uma das mais intensas no âmbito da medicina, por trabalhar muitas horas seguidas e convivendo com altos níveis de estresse.
🧑⚕️ Em contrapartida, os plantonistas são responsáveis pelas atividades mais importantes do sistema de saúde. Afinal, as UTIs e os primeiros socorros são essenciais para salvar vidas.
É médico plantonista ou está estudando para ingressar nessa área um dia? Então é hora de você conhecer melhor os direitos e deveres desses profissionais.
Confira a seguir os principais pontos sobre o assunto. 👇
Direitos do médico plantonista
Embora os direitos do médico plantonista sejam os mesmos de qualquer médico, existem alguns direitos específicos em relação às características do trabalho em regime de plantão.
🩺 Jornada de trabalho
A jornada mínima de trabalho de um plantonista é de 12 horas. Sendo assim, de acordo com a convenção coletiva de trabalho, os plantonistas podem seguir as escalas:
12x36
12x48
24x72
Entre outras.
🕤 Intervalo de descanso
O trabalho dos plantonistas é regido pela CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), que estabelece que, em caso de trabalho contínuo que ultrapasse seis horas, deve ser incluído um intervalo mínimo de uma hora para descanso e alimentação, não podendo exceder 2 horas (exceto se houver prévio acordo).
🌃 Adicional noturno
A Lei 3.999/61 caracteriza o trabalho noturno como aquele que ocorre das 22 horas às 5 horas. O médico plantonista que tiver jornada de trabalho noturna, deve ser remunerado com um acréscimo de 20% da hora diurna.
🦠 Adicional de insalubridade
Assim como a maioria dos profissionais da saúde, o médico plantonista tem contato com agentes patológicos e pacientes com doenças contagiosas. Por isso, ele terá direito ao adicional de insalubridade, sendo calculado 20% sobre o piso salarial da categoria.
💰 Piso salarial
O piso salarial dos médicos plantonistas está descrito na Lei 3.999/61, que determina que a remuneração desse profissional deve ser proporcional às horas trabalhadas e ao valor do salário mínimo.
⌚Horas extras
O recebimento das horas extras dependerá do acordo previamente firmado entre o empregador e o empregado. Geralmente, o médico plantonista recebe horas extras quando ultrapassa as 8 horas de trabalho realizado.
🤝 Vínculo empregatício
Como em qualquer profissão, o trabalhador só recebe seus direitos trabalhistas se houver vínculo trabalhista com o empregador, e para isso o médico precisa atender os seguintes requisitos:
ser pessoa física;
ter dependência em relação ao salário;
trabalhar diariamente ou periodicamente; e
trabalhar de forma pessoal.
Ao preencher os critérios acima, o médico plantonista também terá outros direitos assim como outros profissionais em regime CLT, como: 13° salário, férias, seguro-desemprego, licença-maternidade e licença-maternidade, vale transporte, vale refeição, folga remunerada, FGTS e entre outros.
Deveres do médico plantonista
Além de conhecer seus direitos, o médico deve ter em mente todas as suas responsabilidades, que são as mesmas de qualquer médico.
No entanto, em consequência às características do trabalho durante um plantão médico, é importante se atentar especialmente a alguns pontos:
✅ Respeitar o sigilo médico;✅ Obedecer o horário de entrada e saída;✅ Nunca deixar o posto antes do próximo plantonista chegar;✅ Respeitar recomendações feitas por outro médico;✅ Sempre atuar nos casos de urgência e emergência;✅ Atribuir atividades médicas exclusivamente para profissionais com esta titulação;✅ Fornecer todas as informações sobre o quadro clínico dos pacientes para seu substituto na transição de plantão.
E aí, você já conhecia todos os direitos e deveres do médico plantonista? Compartilhe esse conteúdo com outros colegas que possam se interessar pelo tema! 😄
E se você gostou do artigo e quer ficar por dentro de outros assuntos importantes como esse, assine agora a nossa newsletter 📩 e acompanhe as nossas redes sociais!
Reply