- amo medicina
- Posts
- Dispositivo que trata TOC é implantado em cérebro pela primeira vez no Brasil 🧠
Dispositivo que trata TOC é implantado em cérebro pela primeira vez no Brasil 🧠
brasil

O paciente que recebeu o primeiro implante cerebral que trata o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) vivia em um quarto escuro acreditando estar sendo perseguido o tempo todo. A escolha do paciente para o implante de DBS (Deep Brain Stimulation) no tratamento do TCO foi baseada no diagnóstico de TOC grave e crônico, sem sucesso com tratamentos convencionais.
O procedimento chamado de DBS funciona como um “freio” capaz de ajudar a interromper padrões de pensamento autodestrutivos por meio de eletroestimulação nas áreas do cérebro responsáveis por eles. O implante envolve a inserção de eletrodos muito finos em áreas do cérebro associados aos sintomas do TOC. Os eletrodos emitem pulsos elétricos controlados, que ajudam a normalizar a atividade neural, aliviando os sintomas.
Na prática, é feita uma abertura no crânio do tamanho de uma moeda para a passagem dos eletrodos, e a programação cirúrgica do trajeto é feita por meio de softwares avançados de reconstruções de imagem baseado na ressonância craniana do paciente.
A cirurgia foi realizada em dezembro no Hospital SOS Cardio, em Florianópolis (SC).
em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Reply