neuromodulação não invasiva

projeto inclui tratamento no SUS

olha a cobra

bom dia! você já foi em algum arraiá no mês de junho? ainda não? então, não se preocupe: julho vem logo aí. em ritmo de festa, pegue seu café e acompanhe essa edição.

o que você vai ler hoje:

  • Inteligência Artificial na prestação de cuidados da saúde

  • Cirurgia do aparelho digestivo

  • A conexão social como chave para a saúde mental

  • rapidinhas

  • Projeto inclui tratamento de neuromodulação não invasiva no SUS

  • Médico na Itália opera paciente na China por meio de IA e braço robótico

  • flashcard

Inteligência Artificial na prestação de cuidados da saúde 🧑‍💻 

tecnologia por Fabiano Filho

Já estamos vivendo a era da interação entre médicos e pacientes com sistemas de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). 

Com certeza você já ouviu falar do ChatGPT, plataforma que popularizou o que já tem sido aplicado em diversas áreas da saúde, abrangendo desde prontuários eletrônicos até o processamento de imagens diagnósticas e suporte à decisão clínica.

E de fato, inúmeras publicações científicas apontam que a IA pode personalizar e melhorar os cuidados centrados no paciente. Porém, também pode introduzir erros e vieses se usada sem a compreensão adequada de suas limitações. 

O uso seguro e ético ⚕️ 

É fundamental que a IA seja usada como "inteligência aumentada" para apoiar, e não substituir, a decisão humana. Os efeitos desse uso ainda não são totalmente conhecidos, já que há uma necessidade urgente de mais pesquisas para avaliar os riscos e efeitos da IA na qualidade dos cuidados, disparidades de saúde, segurança do paciente, custos de saúde e bem-estar dos médicos. 

Além disso, recursos educacionais abrangentes são essenciais para ajudar os médicos a entender e integrar a tecnologia de IA nos sistemas existentes. Seguindo essa linha, o colégio americano de médicos recomendou que as tecnologias guiadas por IA complementem, e não substituam, a lógica e a tomada de decisões dos médicos. 

O desenvolvimento e uso da IA devem estar alinhados com princípios de ética médica, e a transparência no uso da IA é fundamental para promover a confiança na relação médico-paciente. 

A implementação da IA 🖥️ 

O governo tem um papel importante nisso: uma estratégia federal coordenada é necessária para supervisionar o desenvolvimento, implantação e uso de ferramentas de IA, garantir a aplicação de políticas e relatar eventos adversos. 

A privacidade e confidencialidade dos dados devem ser priorizadas, e a segurança e eficácia clínica, bem como a equidade em saúde, devem ser prioridades no desenvolvimento e uso da IA. Além disso, a IA deve reduzir, e não exacerbar, as disparidades de saúde, com os desenvolvedores sendo responsabilizados pelo desempenho de seus modelos. 

A IA deve ser projetada para reduzir a carga de trabalho dos médicos, e o treinamento sobre IA deve ser fornecido em todos os níveis da educação médica

Por fim, os impactos ambientais da IA devem ser estudados e considerados ao longo de todo o ciclo de vida da tecnologia. Com essas recomendações, o uso de IA na saúde deve maximizar os benefícios e minimizar os danos aos pacientes, mantendo a ética médica e melhorando a qualidade do atendimento.

Fabiano Filho é médico especialista em ciência de dados. Atualmente é Head de Medical AI na Neomed.tech e doutorando em Machine Learning pela Faculdade de Saúde Publica da USP. Para saber mais sobre o seu trabalho, clique aqui.

Cirurgia do aparelho digestivo 🔪

Para ingressar na residência de Cirurgia do Aparelho Digestivo, é necessário primeiro completar uma residência em cirurgia geral, que dura três anos. 

Após isso, o treinamento específico em cirurgia do aparelho digestivo adiciona mais dois anos de formação. 

Confira algumas áreas de atuação da especialidade:

  1. Exames diagnósticos/terapêuticos ambulatoriais: exames endoscópicos e colonoscópicos em clínicas e centros de diagnóstico, com trabalho geralmente em horário comercial e sem vínculo direto contínuo com o paciente.

  2. Cirurgias ambulatoriais ou de curta internação: procedimentos como hernioplastias, colecistectomia laparoscópica, e hemorroidectomias. Essas cirurgias são menos invasivas e permitem uma recuperação rápida.

  3. Cirurgias de alta complexidade: intervenções oncológicas complexas, transplantes e cirurgias para doenças avançadas do fígado e pâncreas;

  4. Carreira acadêmica: envolvimento em ensino e pesquisa, contribuindo para o avanço do conhecimento na área e formação de novos profissionais.

O que analisar se a cirurgia do aparelho digestivo for uma das suas opções:

- Você possui interesse em procedimentos cirúrgicos complexos?

Você considera que tem aptidão e afinidade com emergências e situações de alta pressão?

No Brasil, existem aproximadamente 3.840 gastrocirurgiões titulados, de acordo com o estudo Demografia Médica de 2023.

Se a cirurgia do aparelho digestivo desperta seu interesse, você estará em boa companhia em uma especialidade dinâmica e gratificante.

A conexão social como chave para a saúde mental 🔗

saúde mental

A qualidade das nossas relações sociais pode ter um impacto significativo sobre a saúde mental. 

Vínculos sociais fortes estão associados a uma redução do risco de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade. 

Um estudo de 2023 destaca que interações sociais significativas podem ajudar a construir resiliência emocional e fornecer suporte nos momentos de crise.

Isso reforça a importância de cultivar e manter relacionamentos saudáveis, seja fortalecendo amizades, dedicando tempo à família ou até mesmo participando de grupos comunitários ou atividades que fomentem a conexão humana. 

Criar uma rede de apoio sólida não só enriquece a vida pessoal, mas também serve como um poderoso amortecedor contra os desafios mentais.

rapidinhas do amo 🗞️

Você bebe café ou chá? Então isso é pra você… ☕️ 

por amo indicar 🩺 

No dia a dia dos plantões e da universidade, uma boa xícara de café está sempre presente no dia a dia dos estudantes de medicina e médicos.

Provavelmente essa é a sua realidade e nós queremos aumentar sua coleção. ☕

No amo indicar 🩺 você pode ganhar uma caneca exclusiva para acompanhar a sua rotina. Tudo que você precisa fazer é indicar 45 estudantes de medicina ou médicos para acompanhar nossa newsletter gratuita.

E por aqui você já sabe como são os conteúdos, hein? Atualizações, marketing, finanças, carreira, tecnologia, tudo para você e seus colegas se manterem informados com o que não te ensinam na faculdade.

Quantas indicações faltam para você ganhar? 👀

No rodapé da edição de hoje você encontra o seu link de indicador, através dele suas indicações serão contabilizadas para você conseguir a nossa amada canequinha! 

Projeto inclui tratamento de neuromodulação não invasiva no SUS 🧠 

brasil

A Comissão de Saúde aprovou o Projeto de Lei 5376/23 que autoriza incluir a neuromodulação não invasiva (NNI) na lista de procedimentos do SUS. Essa técnica emprega estímulos elétricos ou magnéticos, aplicados superficialmente, para afetar áreas específicas do encéfalo.

Segundo a autora do PL, a neuromodulação tem sido usada em pacientes com diversas condições psiquiátricas e neurológicas, como acidente vascular cerebral, doença de Parkinson, depressão, entre outras.

A relatora, deputada Silvia Cristina, afirmou que uma das modalidades da NNI feitas por estimulação magnética já é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 2012 para tratamento de depressões uni e bipolar, alucinações auditivas nas esquizofrenias e planejamento de neurocirurgia.

Médico na Itália opera paciente na China por meio de IA e braço robótico 🤖 

mundo

Um cirurgião chinês que estava em Roma, na Itália, realizou uma telecirurgia a distância de um paciente que estava em Pequim, capital chinesa. O feito foi o primeiro procedimento transcontinental e transmitido ao vivo no mundo todo.

A operação foi conduzida pelo médico chinês Zhang Xu, e ela aconteceu durante a conferência europeia Desafios em Laparoscopia e Robótica na capital italiana. O procedimento foi uma prostatectomia radical, que consiste na retirada completa da próstata. Xu utilizou um console cirúrgico conectado remotamente a um conjunto de braços robóticos em Pequim, com a ajuda de uma rede 5G e conexões de fibra ótica.

A cirurgia explorou a intersecção e a integração de novos conceitos e tecnologias, incluindo cirurgia robótica, comunicações remotas e inteligência artificial. Durante a cirurgia, uma equipe médica estava a postos presencialmente caso fosse necessário fazer alguma intervenção de emergência.

amo flashcard 💛

por medway

O estagiário enlouqueceu 🤪

amo indicar 🩺 

Se o programa de indicações do amo já era maravilhoso, agora melhorou! Você está ainda mais perto de garantir sua amada canequinha amarela. Seu café nunca mais será o mesmo depois de você garantir a sua, a gente garante. Antes, você precisava de 60 indicações pra conseguir ela, agora você precisa de apenas 45 indicações pra garantir uma caneca pra chamar de sua!

⚠️ Atenção ⚠️ Essa promoção é válida por tempo limitado! Então você tem que fechar suas 45 indicações até dia 28/06! O desafio está lançado!

sobre o conteúdo dessa edição:

depois de votar, você pode nos deixar comentários adicionais e sugestões de melhoria!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

amo medicina 🧬

porque 5 minutos podem ser muito bem aproveitados. conteúdos cheios de saúde sobre marketing 🤳, finanças 💰, carreira 👩🏽‍💼, tecnologia 💻, Brasil 🌎, mundo 🗺️ e muito mais. direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito 💌, sempre às 06h36.

🎯 seja um anunciante. clique aqui

📱 quer ser um criador de conteúdo do amo? nos ajude aqui

🗣️ e sua história médica pra gente. conte aqui

conhece os outros produtos do amo?

✅ med escolha. guia de orientação profissional para especialidades médicas, destinado principalmente a estudantes de medicina dos anos finais ou médicos recém-formados que desejam encontrar a especialidade médica que mais combina com seu perfil profissional e objetivos de carreira.

até segunda

vamos chegar na sua caixa de entrada por volta das 06h36. alguns servidores de e-mail são chatos e atrasam um pouco… outros são terríveis e nos colocam no seu spam e/ ou promoções. sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas abas.

Reply

or to participate.