Emergência no território yanomami

Emergência no território yanomami

brasil

Foto: G1 I Reprodução

Na última semana, o médico tropicalista André Siqueira, do Instituto de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esteve em terras yanomami (Roraima) e diz ter testemunhado "a pior situação de saúde e humanitária" que já viu.

Casos de desnutrição e malária levaram o Ministério da Saúde a decretar Emergência em Saúde Pública no território indígena. E, segundo André, o plano era fazer um diagnóstico urgente da situação para resolver o problema.

"Nosso objetivo era fazer um diagnóstico rápido da situação e criar um plano de ação para mitigar ou resolver essas questões, em parceria com o Ministério da Saúde e as lideranças yanomami", contextualiza.

"O que vimos foi uma situação muito precária em termos de saúde, com pacientes acometidos por desnutrição grave, infecções respiratórias, muitos casos de malária e doenças diarreicas. Junto a isso, uma escassez de equipes e de estrutura", relata.

"A gente compara com nossos filhos. Vemos os pais, as crianças e toda a comunidade sofrendo. E, mesmo diante de tanta dificuldade, há um senso de coletividade muito grande. Mesmo as pessoas com fome, quando recebem algum alimento, tentam dividir com quem está ali", completa.

Reply

or to participate.