- amo medicina
- Posts
- Endócrino e a magia dos hormônios 🩺
Endócrino e a magia dos hormônios 🩺

A residência em endocrinologia e metabologia dura dois anos, após a conclusão da residência em clínica médica.
As condições tratadas frequentemente seguem um padrão, incluindo diabetes, hipo/hipertireoidismo, obesidade, doenças adrenais e hipofisárias…
A subespecialização não é essencial, mas muitos optam por áreas específicas, como endocrinologia pediátrica ou neuroendocrinologia.
A rotina do endócrino é majoritariamente ambulatorial, com consultas e acompanhamento de pacientes em consultórios ou clínicas.
No entanto, eles também atuam em hospitais, principalmente para tratar casos mais complexos ou realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos.
Podem ocorrer emergências em casos de crises tireoidianas, cetoacidose diabética ou hipoglicemia severa, que requerem intervenção imediata.
O que analisar se a endocrinologia e metabologia for uma das suas opções:
Interesse em doenças crônicas: se você gosta de acompanhar pacientes a longo prazo, essa especialidade pode ser adequada.
Perfil investigativo: a endocrinologia requer um perfil analítico e detalhista para diagnosticar e tratar condições complexas.
Rotina ambulatorial: se prefere uma rotina menos voltada para emergências e mais focada em consultas e acompanhamento, essa especialidade oferece um ambiente mais controlado e previsível.
A endócrino é uma área excelente para quem busca atendimento predominantemente ambulatorial recheado de muita clínica médica! Deu match?
🚨 quer saber mais sobre diferentes especialidades com quem vive tudo isso na prática? clicando aqui você se cadastra para ter acesso aos encontros semanais do med escolha sobre os bastidores das especialidades. são encontros ao vivo e gratuitos, basta se cadastrar e participar nas terças ou quartas às 20h.
Reply