- amo medicina
- Posts
- Entrando agora no internato? Coisas que (quase) ninguém te conta 🤫
Entrando agora no internato? Coisas que (quase) ninguém te conta 🤫
carreira por Alume

Você está começando agora o internato de medicina? Antes de mais nada, parabéns! Esse é mais um marco na sua jornada para se tornar um grande médico e merece ser comemorado.
Tenho certeza que você já deve ter uma boa ideia de como o internato funciona. Além das aulas, agora faz parte do seu curso ir para um hospital escola para praticar tudo o que estudou até agora e conhecer o dia a dia na prática. Se for comparar com outras carreiras, é mais ou menos como se fosse um estágio - só que não remunerado.
Na internet você tem acesso a vários guias super legais para te ajudar a aproveitar essa experiência ao máximo, e recomendamos que você faça exatamente isso. Só que não encontramos nenhum que falasse sobre como essa fase gera muitas incertezas, mesmo para o melhor aluno da turma.
Então, se liga nessas situações que pouca gente comenta:
É normal ficar inseguro 😨
Mesmo que você já tenha tido contato com pacientes, quando é você que precisa passar o primeiro caso sozinho para o preceptor/chefe, pode rolar, sim, um nervosismo! Afinal, é a primeira vez na carreira médica que você vai ter uma responsabilidade que é só sua - ainda que supervisionada.
O importante é lembrar que o seu principal dever é com os pacientes. Converse com eles e realmente os escute.
E lembre-se do primordial: todos cometem erros, inclusive você. Tenha paciência e humildade, aprenda com eles e peça ajuda - o internato é pra isso mesmo.
Quase todo mundo volta a estudar conteúdo antigo 📚️
Eu sei que você estudou, e muito, nesses últimos 4 anos. E é humanamente impossível lembrar de tudo na hora H. É bem comum encontrar estudantes no hospital revendo o conteúdo dos semestres passados, para poderem se sentir mais bem preparados.
Não cuide de pacientes graves sozinho, mas não perca a chance de examiná-los e observar a conduta dos seus preceptores. Dessa forma, você vai absorver conhecimento na prática e poderá reproduzir esse comportamento um dia.
Você vai ficar “sem tempo” ⏰
Se você faz a facul de medicina direito, já deve ter uma rotina bem intensa de estudos. E agora, vai ter que fazer com que plantões de até 12 horas caibam dentro dela. Vai ser pesado? Vai. Você vai ter que suspender compromissos e projetos pessoais para dar conta? Também. Mas todo mundo passa por isso e sobrevive.
Já que você tem o tempo contado, acostume-se a acordar na hora certa e busque nunca se atrasar para o plantão. Manter a roda girando faz com que seus colegas não se sobrecarreguem e mantém o nível dos atendimentos lá em cima.
As contas vão começar a pesar mais 💸
É outra coisa que pouca gente fala sobre o internato. Não vai dar tempo para trabalhar paralelamente e, dependendo de onde for o hospital, você vai ter que gastar com transporte, alimentação e até mesmo aluguel.
Não se desespere: essa é a reta final para dar o pontapé inicial nos melhores anos da sua carreira. Lembre-se que é apenas uma fase (como todas as outras), e faça um planejamento adequado para esse momento.
O internato é uma oportunidade única de aprender e evoluir, e cada desafio superado o aproximará ainda mais do médico que você deseja ser. Boa sorte!
Reply