eutanásia aos 28 anos

por problemas de saúde mental

planejamento

“ato de criar e conceber antecipadamente uma ação; forma de identificar um alvo específico, com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo”. e aí, o que você planejou para hoje? para ter uma semana de sucesso, pegue seu café e comece com a organização, a gente trouxe a informação.

📢 finanças. médico, chegou o momento de declarar o imposto de renda! quer saber mais sobre isso? participe do nosso bate-papo ao vivo dia 15/04 às 20h no nosso perfil do instagram!

o que você vai ler hoje:

  • A importância dos números na vida de um médico

  • Radiologia: capturando imagens, salvando vidas

  • As promessas modernas de bem-estar

  • rapidinhas

  • Brasil adota esquema de dose única para vacina contra HPV

  • Reino Unido torna-se primeiro país a oferecer “pâncreas artificial” na rede pública

  • flashcard

A importância dos números na vida de um médico 🔢

finanças por Felipe Tapi

Prazer, meu nome é Felipe Tapi e sou mentor financeiro de médicos.

Você sabe qual é o principal motivo para eu ainda manter minha organização em planilhas financeiras?

Para ter clareza sobre a evolução do meu custo de vida, diretamente impactado pela inflação (IPCA).

Todos os meses, nosso dinheiro é corroído pela inflação; infelizmente, a maioria dos médicos não está atenta a esse perigo financeiro.

Vamos imaginar que a inflação de 2023 foi de 10%, ou seja, tudo ficou 10% mais caro.

Você tem as seguintes alternativas:

  • Trabalhar 10% a mais;

  • Pedir um aumento no valor da hora do seu plantão;

  • Reduzir seu padrão de vida em 10%;

  • investir 10% menos.

Não há mágica; se o custo de vida aumentar 10% em um ano, você só tem essas alternativas: ganhar mais, trabalhar mais, poupar mais ou investir menos.

A matemática é exata, nós que complicamos 📌

O que acontece quando um médico recém-formado obtém seu CRM é que ele costuma elevar seu padrão de vida ao máximo, com financiamentos e aquisições de alto valor, comprometendo sua renda e, infelizmente, não deixando margens, o que obriga o médico a trabalhar cada vez mais para pagar suas obrigações.

Quando a inflação ou o aumento no custo de vida se tornam representativos em um determinado ano, a única alternativa para o médico é aumentar ainda mais a carga horária ou ver suas dívidas aumentarem, por não compreender esse importante detalhe.

Informação valiosa e desafiadora 🤓

A metodologia que adoto ao trabalhar com médicos é adequar o custo de vida para no máximo 80% do ganho mensal. Poupando 20% do ganho mensal, podemos facilmente construir uma reserva de emergência e ter ótimas oportunidades de investimento, pensando no médio e longo prazo.

É fácil poupar? Confesso que não.

Mas posso dizer por mim, que hoje consigo viver com 54% de tudo o que gero de renda, o maior desafio dessa equação é vencer o lado consumista que todos nós temos.

Desafio na prática 💡

Para você conseguir dar o primeiro passo para poupar os 20% que propus, aqui vai um desafio:

Separe neste mês 10% do seu ganho, guarde e coloque em uma aplicação rendendo 100% CDI para começar a montar a sua reserva. E, com os 90% que sobram, pague as suas contas fixas e as variáveis do mês.

No mês que vem, separe 15% e faça o mesmo do mês anterior.

Por fim, se desafie a, no terceiro mês, aplicar 20% do seu ganho, se adequando com o saldo remanescente para pagar as suas despesas fixas e variáveis.

Tenho certeza de que você consegue.

Radiologia: capturando imagens, salvando vidas 🩻

A Radiologia, também conhecida como Diagnóstico por Imagem, é uma especialidade fascinante que permite aos médicos visualizar o que é invisível a olho nu, fornecendo diagnósticos precisos e tratamentos direcionados.

A residência em Radiologia estende-se por três anos, repletos de aprendizado intenso e hands-on em diversas subáreas, desde Radiologia Convencional até Ressonância Magnética. 

Concluída a residência, o radiologista pode se aprofundar em subespecialidades como angiorradiologia, radiologia pediátrica, imaginologia do sistema músculo esquelético, Neurorradiologia, Radiologia Intervencionista…

A rotina do radiologista pode se desdobrar tanto em ambiente hospitalar quanto ambulatorial, dependendo da subespecialidade e da instituição em que trabalha. 

Situações de urgência são comuns, especialmente em hospitais, onde diagnósticos rápidos podem ser cruciais para a definição de tratamentos.

A Radiologia atende a uma gama diversa de pacientes, desde neonatos até idosos, tornando o trabalho do radiologista extremamente variado e abrangente.

A Radiologia é uma ponte entre a ciência médica e a tecnologia, oferecendo uma visão única do corpo humano e suas condições. 

Para quem tem paixão por tecnologia e diagnóstico, esta especialidade oferece uma carreira repleta de descobertas, desafios e recompensas. 

Se você está pronto para decifrar os mistérios do corpo humano, a Radiologia te espera.

As promessas modernas de bem-estar 🔮 

saúde mental

Inúmeras práticas de bem-estar ganharam força na pandemia e seguem em expansão, como skincare, suplementos, dietas malucas, retiros, cristais, aromaterapia, etc. São muitos os recursos que prometem trazer mais qualidade de vida e melhora na sua saúde mental. Mas será que você tem investido tempo (e dinheiro) no que realmente importa?

Sim, um suplemento ou alguns dias de spa podem trazer alívio a alguns sintomas ou aflições, mas vamos ser sinceros: os resultados disso não devem durar mais que poucos dias. Mas não vamos desviar do foco…

A verdade é que comportamentos simples podem dar conta de colocar sua saúde mental no eixo: investir em terapia, meditar alguns minutos, ter momentos na semana para estar em meio à natureza, praticar exercícios físicos, beber quantidades adequadas de água e ter horas adequadas de sono podem fazer você ter uma qualidade de vida melhor que de muitas pessoas.

Por isso, keep it simple e foque no que realmente importa.

rapidinhas do amo 🗞️

Brasil adota esquema de dose única para vacina contra HPV 💉 

brasil

A ministra da saúde, Nísia Trindade, anunciou que a vacina contra o HPV será aplicada em dose única no SUS. A recomendação é para um público específico: crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.

A decisão segue uma recomendação da Organização Mundial da Saúde feita em 2022. Na ocasião, os especialistas concluíram que uma dose da vacina oferece uma proteção significativa contra o HPV.

A ministra também orientou estados e municípios a fazerem uma busca ativa dos jovens de até 19 anos que não receberam nenhuma dose do imunizante para que possam atualizar a vacinação. No Brasil, a adesão segue abaixo da meta.

Imunossuprimidos e vítimas de violência sexual continuarão com o esquema anterior (até três doses).

Reino Unido se torna o primeiro país a oferecer “pâncreas artificial” na rede pública ⚕️ 

mundo

A nova tecnologia chamada pâncreas artificial é a novidade para dezenas de milhares de ingleses com diabetes tipo 1. O sistema usa um sensor de glicose sob a pele para calcular automaticamente a quantidade de insulina administrada por meio de uma bomba.

Ainda neste mês, o NHS (Serviço Nacional de Saúde) começará a entrar em contato com adultos e crianças que podem se beneficiar da nova tecnologia, no entanto, pode levar até cinco anos para que todos os pacientes elegíveis recebam o equipamento.

O dispositivo consegue, virtualmente, imitar a função do pâncreas - embora ainda exija que as informações sobre a ingestão de carboidratos sejam inseridas num aplicativo.

amo flashcard 💛

em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?

seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos.
1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9  |  10

Login or Subscribe to participate in polls.

amo medicina 🧬

porque 5 minutos podem ser muito bem aproveitados. conteúdos cheios de saúde sobre marketing 🤳, finanças 💰, carreira 👩🏽‍💼, tecnologia 💻, Brasil 🌎, mundo 🗺️ e muito mais. direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito 💌, sempre às 06h36.

🎯 seja um anunciante. clique aqui

📱 quer ser um criador de conteúdo do amo? nos ajude aqui

🗣️ e sua história médica pra gente. conte aqui

conhece os outros produtos do amo?

📰 edição especial de sábado. uma edição para te manter atualizado com notícias da semana toda sobre os mais diversos assuntos. semanal e gratuita.

✅ med escolha. guia de orientação profissional para especialidades médicas, destinado principalmente a estudantes de medicina dos anos finais ou médicos recém-formados que desejam encontrar a especialidade médica que mais combina com seu perfil profissional e objetivos de carreira.

até quinta

vamos chegar na sua caixa de entrada por volta das 06h36. alguns servidores de e-mail são chatos e atrasam um pouco… outros são terríveis e nos colocam no seu spam e/ ou promoções. sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas abas.

Join the conversation

or to participate.