• amo medicina
  • Posts
  • Fadiga por compaixão: como ajudar os outros sem perder a si mesmo 🤲

Fadiga por compaixão: como ajudar os outros sem perder a si mesmo 🤲

saúde mental

Cuidar dos outros é uma das formas mais profundas de conexão humana, mas você já ouviu falar de fadiga por compaixão

Esse termo se refere à exaustão emocional que surge após longos períodos de empatia e dedicação a pessoas em sofrimento. É muito comum entre profissionais de saúde, cuidadores e até mesmo familiares que cuidam de entes queridos doentes. O desejo de ajudar pode acabar levando à sobrecarga emocional.

Como acontece?

Quando estamos constantemente imersos no sofrimento alheio, nossa mente e corpo começam a mostrar sinais de desgaste. O que antes era uma ação de cuidado e empatia se transforma em estresse crônico, esgotamento e, em alguns casos, distanciamento emocional. A capacidade de sentir empatia diminui, deixando a pessoa em um estado de apatia e cansaço extremo.

A importância de se cuidar para cuidar dos outros

É fundamental entender que para ajudar, primeiro é preciso estar bem. Isso significa que o autocuidado não é egoísmo, mas sim uma necessidade para quem deseja continuar oferecendo suporte aos outros. Práticas simples, como reservar tempo para si, definir limites saudáveis e buscar apoio, são essenciais.

A chave para ajudar os outros sem se perder nesse processo é manter o equilíbrio entre compaixão e autocuidado. Afinal, você só pode oferecer o melhor de si se estiver emocionalmente bem.

Reply

or to participate.