Gadgets de saúde

Gadgets de saúde

tecnologia

Os gadgets de saúde são quaisquer recursos tecnológicos que podem contribuir para o bem-estar dos pacientes.

De fato, alguns deles podem, literalmente, salvar vidas, como foi o caso de um relógio inteligente que chamou o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate de um idoso que sofreu um TCE e ficou inconsciente após um acidente doméstico.

Apesar da inquestionável utilidade dos gadgets, nós, médicos, precisamos ter cautela antes de recomendar qualquer conduta aos nossos pacientes.

Embasamento científico! 📜

Ao recomendar qualquer gadget é crucial informar ao paciente o grau de evidência científica acerca do dispositivo em questão, bem como qualquer conflito de interesse envolvido - algumas empresas podem oferecer amostras grátis de gadgets para divulgação.

Essa comunicação honesta entre médico e paciente é a base para construir uma carreira profissional ética e responsável.

Selo de qualidade! ✅

Existem inúmeras agências que regulam a distribuição dos gadgets no Brasil. Por exemplo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

Evite prescrever gadgets que não tenham nenhum embasamento de instituições nacionais ou internacionais, como é o caso da FDA (Food and Drugs Administration),MHRA (Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde) ou da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Quais gadgets indicar? 🤔

Você pode começar pesquisando gadgets com utilidade mais ampla. Por exemplo, um recurso que pode ser interessante são os smartwatches - classificados com wearables, pois são gadgets “vestíveis”.

Outros exemplos de gadgets de uso amplo disponíveis, são:

  • Medidor de pressão sem fio para que os dados sejam transmitidos diretamente para o prontuário do paciente com o auxílio do bluetooth;

  • Oxímetro portátil para conferir o nível de oxigênio no sangue em qualquer lugar, sem precisar de uma estrutura fixa para isso.

Reply

or to participate.