• amo medicina
  • Posts
  • Hard skills e soft skills em medicina: como dominar as duas frentes

Hard skills e soft skills em medicina: como dominar as duas frentes

Hard skills e soft skills em medicina: como dominar as duas frentes

carreira

Hard skills e soft skills em medicina n√£o s√£o temas t√£o debatidos nas faculdades de sa√ļde. No entanto, s√£o conceitos extremamente importantes para o sucesso da carreira m√©dica.

Ao longo da news de hoje você irá aprender o que são hard e soft skills e também perceberá o quão crucial elas são para sua performance profissional. Tenha uma excelente leitura!

Hard skills ūüéď

As hard skills são habilidades técnicas que podem ser desenvolvidas através de meios que colaboram com a formação e capacitação tradicional, tais como:

‚óŹ Cursos;

‚óŹ Especializa√ß√Ķes;

‚óŹ Simp√≥sios;

‚óŹ Jornadas;

‚óŹ Pesquisas cient√≠ficas;

‚óŹ Aprendizado de novos idiomas;

‚óŹ Dominar softwares e aplicativos m√©dicos;

‚óŹ Estar sempre atualizado em rela√ß√£o ao mercado de trabalho.

Em outras palavras, essas s√£o as informa√ß√Ķes tradicionais que comp√Ķem os curr√≠culos da maioria das pessoas. No entanto, habilidades t√£o importantes quanto (mas nem sempre t√£o faladas), s√£o as soft skills‚Ķ

Soft skills ūü߆

Soft skills são habilidades comportamentais que dizem respeito ao que o ser humano é na essência. Essas características são necessárias para que o profissional se destaque no mercado de trabalho. Entre as soft skills estão:

‚óŹ Comunica√ß√£o;

‚óŹ Lideran√ßa;

‚óŹ Flexibilidade e resili√™ncia;

‚óŹ Trabalho em equipe;

‚óŹ Criatividade;

‚óŹ Proatividade;

‚óŹ Empatia;

‚óŹ √Čtica no trabalho.

J√° dizia o grande Dale Carnegie, especialista em desenvolvimento humano:

‚ÄúAs empresas contratam pelas hard skills, mas demitem pelas soft skills.‚ÄĚ

No caso dos médicos, a demissão pode ser entendida como a falta de sucesso e realização profissional, visto que nem sempre somos empregados.

Por que dominar? ūü§Ē

O mercado m√©dico est√° cada vez mais competitivo. Isso se d√° pelo n√ļmero de profissionais que saem para trabalhar todos os anos. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), no ano 2000, eram 230.110 m√©dicos. Em 2020, a classe j√° somava 502.475 profissionais.

Diante dos n√ļmeros, √© essencial se destacar. Para tanto, √© necess√°rio unir o melhor dos dois mundos, isto √©, juntar soft com hard skills. Aqui, alguns dos motivos pelos quais se deve pensar nisso:

Capacidade profissional

De fato, as hard skills s√£o fundamentais para a forma√ß√£o t√©cnica. Afinal, sem ter o dom√≠nio dos principais conceitos te√≥ricos da medicina, n√£o √© poss√≠vel ter seguran√ßa para tomar decis√Ķes para os pacientes.

Mas a capacidade profissional não envolve somente as hard skills. O profissional médico não deve ser somente capaz de entender sobre diagnósticos e tratamentos, mas também de ouvir atentamente as queixas dos seus pacientes - aí entram as soft skills.

Liderança interpessoal

O m√©dico √©, acima de tudo, um l√≠der. Afinal, ele gerencia toda a equipe multiprofissional de sa√ļde que d√° assist√™ncia ao paciente. Assim, desenvolver uma gest√£o emp√°tica e assertiva com a equipe de sa√ļde √© papel do m√©dico.

Aprender soft skills de comunicação, rapport e maneiras eficazes de distribuir tarefas são fortes diferenciais competitivos que o médico pode ter em seu currículo.

Aprofundamento da relação médico-paciente

Quantas rela√ß√Ķes entre m√©dicos e pacientes n√£o s√£o prejudicadas por ru√≠dos na comunica√ß√£o ou at√© mesmo pela dificuldade em passar informa√ß√Ķes t√©cnicas de forma acess√≠vel?

O médico é o profissional que lida todos os dias com temas duros e sensíveis. Por isso, é mandatório dominar técnicas para contar notícias difíceis aos pacientes.

Al√©m disso, o m√©dico tamb√©m deve desenvolver suas habilidades de convencimento, para ajudar na ades√£o dos pacientes √†s medica√ß√Ķes e tamb√©m √†s mudan√ßas de estilo de vida.

Como aprender? ūüďö

Hard skills e soft skills em medicina s√£o temas nebulosos para muitos profissionais. Afinal, na maioria das vezes n√£o se recebe a instru√ß√£o necess√°ria sobre o assunto nas faculdades de medicina por a√≠. A maior parte das institui√ß√Ķes formar√° profissionais com boas hard skills, mas sem as soft skills necess√°rias para se destacar no mercado.

O segredo para superar esse gargalo é buscar, por conta própria, materiais sobre soft skills, a fim de desenvolver quesitos como a capacidade de autocontrole, gestão de pessoas, comunicação assertiva, planejamento, foco e disciplina. Aí, então, o céu será o limite. :)

https://lp.euamomedicina.com/inscreva?utm_source=email&utm_medium=org%C3%A2nico&utm_campaign=imagem-post

Join the conversation

or to participate.