• amo medicina
  • Posts
  • A importância dos números na vida de um médico 🔢

A importância dos números na vida de um médico 🔢

finanças por Felipe Tapi

Prazer, meu nome é Felipe Tapi e sou mentor financeiro de médicos.

Você sabe qual é o principal motivo para eu ainda manter minha organização em planilhas financeiras?

Para ter clareza sobre a evolução do meu custo de vida, diretamente impactado pela inflação (IPCA).

Todos os meses, nosso dinheiro é corroído pela inflação; infelizmente, a maioria dos médicos não está atenta a esse perigo financeiro.

Vamos imaginar que a inflação de 2023 foi de 10%, ou seja, tudo ficou 10% mais caro.

Você tem as seguintes alternativas:

  • Trabalhar 10% a mais;

  • Pedir um aumento no valor da hora do seu plantão;

  • Reduzir seu padrão de vida em 10%;

  • investir 10% menos.

Não há mágica; se o custo de vida aumentar 10% em um ano, você só tem essas alternativas: ganhar mais, trabalhar mais, poupar mais ou investir menos.

A matemática é exata, nós que complicamos 📌

O que acontece quando um médico recém-formado obtém seu CRM é que ele costuma elevar seu padrão de vida ao máximo, com financiamentos e aquisições de alto valor, comprometendo sua renda e, infelizmente, não deixando margens, o que obriga o médico a trabalhar cada vez mais para pagar suas obrigações.

Quando a inflação ou o aumento no custo de vida se tornam representativos em um determinado ano, a única alternativa para o médico é aumentar ainda mais a carga horária ou ver suas dívidas aumentarem, por não compreender esse importante detalhe.

Informação valiosa e desafiadora 🤓

A metodologia que adoto ao trabalhar com médicos é adequar o custo de vida para no máximo 80% do ganho mensal. Poupando 20% do ganho mensal, podemos facilmente construir uma reserva de emergência e ter ótimas oportunidades de investimento, pensando no médio e longo prazo.

É fácil poupar? Confesso que não.

Mas posso dizer por mim, que hoje consigo viver com 54% de tudo o que gero de renda, o maior desafio dessa equação é vencer o lado consumista que todos nós temos.

Desafio na prática 💡

Para você conseguir dar o primeiro passo para poupar os 20% que propus, aqui vai um desafio:

Separe neste mês 10% do seu ganho, guarde e coloque em uma aplicação rendendo 100% CDI para começar a montar a sua reserva. E, com os 90% que sobram, pague as suas contas fixas e as variáveis do mês.

No mês que vem, separe 15% e faça o mesmo do mês anterior.

Por fim, se desafie a, no terceiro mês, aplicar 20% do seu ganho, se adequando com o saldo remanescente para pagar as suas despesas fixas e variáveis.

Tenho certeza de que você consegue.

Reply

or to participate.