médico difamado por paciente

como proceder nesses casos?

compartilhar

bom dia! você já deve ter ouvido por aí que “dica boa é dica compartilhada”, afinal, só há uma coisa melhor do que passar boas ideias adiante: quando a ideia vem acompanhada de uma bela premiação, você não acha?

o que você vai ler hoje:

  • Fui difamado por um paciente na internet. O que fazer?

  • Alergistas & Imunologistas: guardiões do corpo

  • Checklist da saúde mental

  • rapidinhas

  • Brasil confirma caso de cólera em Salvador após quase 20 anos

  • Cientistas criam tratamento para tumores sólidos

  • flashcard

Fui difamado por um paciente na internet. O que fazer? ⚖

jurídico por Medical Law
Social Media Burn GIF by Yeremia Adicipta

Com o avanço da tecnologia, a internet e as redes sociais se tornaram canais comuns para comunicação e interação. No entanto, essa mesma facilidade de comunicação também pode expor os médicos a situações difíceis, como difamação por parte de pacientes insatisfeitos.

Comentários negativos, falsos ou difamatórios se espalham rapidamente e afetam a imagem e a credibilidade dos profissionais da saúde.

Como agir? 🤔 

A difamação na internet acontece quando um paciente publica comentários falsos ou prejudiciais sobre um profissional de saúde, e pode ter sérias consequências: além de afetar a reputação e a credibilidade do profissional, pode prejudicar sua relação com outros pacientes.

Mas, o que fazer caso isso aconteça? Separamos algumas dicas para proteger sua prática médica e integridade profissional:

1. Coleta das informações: é importante que o médico documente e colete evidências das difamações, como capturas de tela e links das publicações difamatórias.

2. Mantenha a calma: evite entrar em confronto direto com o paciente difamador nas redes sociais.

3. Contato com a plataforma: em alguns casos, é aconselhável entrar em contato com a plataforma em questão e solicitar a remoção dos comentários, pois podem estar violando as Políticas e Termos de Utilização da empresa.

4. Consultoria jurídica: consulte um advogado especializado em defesa médica para obter orientações jurídicas e avaliar as melhores medidas a serem tomadas, incluindo a possibilidade de processar civilmente e criminalmente o paciente responsável pelos comentários difamatórios.

5. Resposta pública: em algumas situações, pode ser apropriado responder publicamente os comentários difamatórios. No entanto, é importante que essa resposta seja feita de forma profissional e respeitosa, evitando alimentar uma discussão negativa. Uma assessoria jurídica especializada pode orientar o médico a responder o comentário de forma adequada.

Resolvendo o conflito 🥷 

O processo de responsabilização legal de pacientes por difamação na internet é complexo e depende de diversos fatores.

Naqueles casos em que não foi possível uma solução do conflito extrajudicial, o médico pode requerer, por via judicial e com as provas do ato ilícito cometido pelo paciente, que ele pare de publicar as postagens ofensivas, apague publicações já realizadas e, ainda, indenize o médico por eventuais danos materiais e morais causados.

Lidar com a difamação é um processo desafiador, mas é importante manter a integridade profissional e buscar soluções adequadas. A orientação jurídica é fundamental para enfrentar essa situação de forma assertiva e minimizar os danos causados. 

Alergistas & Imunologistas: guardiões do corpo 🧑‍🔬

Season 2 Nbc GIF by New Amsterdam

Alergia e Imunologia é uma especialidade médica focada no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema imunológico. 

A residência médica em imunologia clínica e alergia tem duração de dois anos e o pré-requisito de outros dois anos de residência em clínica médica ou pediatria.

As queixas mais frequentes nessa área são muito variadas, indo de alergias comuns como rinites, alergias alimentares e dermatites atópicas, a condições mais complexas como imunodeficiências e doenças autoimunes. 

Essas queixas tendem a seguir padrões sazonais e variar de acordo com as exposições ambientais.

Após a conclusão da residência, alguns preferem atuar em clínicas especializadas de ambulatório, enquanto outros podem se voltar para o ambiente hospitalar para tratar casos mais agudos.

A subespecialização é comum e inclui áreas como imunologia pediátrica ou imunoterapia avançada, permitindo aos médicos aprimorar suas habilidades e expandir seu conhecimento.

A rotina diária em Alergia e Imunologia é predominantemente ambulatorial, envolvendo testes alérgicos, consultas de acompanhamento e administração de tratamentos imunoterapêuticos. Emergências são relativamente raras.

Em termos de investimento inicial, Alergia e Imunologia não exige grandes aportes em equipamentos ou instalações, uma vez que a maioria dos procedimentos são minimamente invasivos e utilizam equipamentos básicos. 

Então, ao considerar essa especialidade, é importante avaliar:

Flexibilidade de Rotina: Ideal para aqueles que preferem uma rotina majoritariamente ambulatorial com poucas situações de urgência.

Continuidade do Aprendizado: Necessário para quem valoriza a constante evolução profissional e adesão às novas práticas e tratamentos.

Portanto, se você ama imuno e pretende seguir uma carreira predominante ambulatorial, deve estar se coçando pra fazer Alergia e Imunologia. Não?!

Já está valendo: indique agora e ganhe até 10 prêmios do amo medicina 🏁

por amo indicar 🩺 

O programa de indicação de médicos e estudantes de medicina do amo está de volta após inúmeros pedidos. E a partir de hoje você pode, oficialmente, se cadastrar e começar a ganhar os 10 prêmios disponíveis.

Como funciona o programa de indicação?

É super simples, tudo que você tem a fazer é seguir esses passos:

1. Cadastre-se no programa e comece a indicar amigos e colegas médicos e estudantes de medicina para se inscreverem gratuitamente na newsletter do amo.

2. À medida que seus indicados se inscreverem você começa a acumular pontos. Você pode continuar indicando todos os dias até o final do programa.

3. Você tem 10 fases, cada uma com um prêmio diferente de acordo com o número de pessoas que indicar.

⚠️ Atenção: todos podem participar mas só serão válidas indicações para médicos e estudantes de medicina.

Quais são as regras do programa?

  • serão validadas para o programa de indicações, as indicações realizadas a partir de 22/04/2024;

  • as indicações devem ser para médicos e estudantes de medicina;

  • as indicações não podem vir do mesmo IP;

  • se você usar métodos fraudulentos ou de outra forma tentar contornar as regras do programa de indicações, você pode ser desqualificado a critério exclusivo do amo medicina.

Quais são os prêmios disponíveis?

A gente sabe que você ama essa parte, e agora acabou o suspense. Você já pode conferir todos os prêmios e quantas indicações são necessárias para desbloquear cada um deles.

Todos os nossos presentes foram pensados para a sua rotina como médico ou estudante, desde novas informações a artigos de trabalho, tudo para tornar seu dia a dia mais confortável e eficiente. Preparado?

E aí, será que você chega nas 1000 indicações? É só clicar aqui 👇️ e começar a participar! 

Checklist da saúde mental  

saúde mental

Está preocupado se sua cabeça está no lugar? Algumas perguntas simples podem te ajudar a mapear se sua saúde mental está em dia. Bora tentar?

  • Estou procrastinando?

  • Tenho feito coisas só para agradar outras pessoas?

  • Preciso de ajuda em alguma área da vida? Sei delegar tarefas?

  • Estou precisando descansar?

  • Minha rotina me dá prazer?

  • Quanto tempo a tela me toma?

  • Durmo bem?

  • Mantenho uma alimentação e hidratação adequada durante o dia?

Seja quais forem as respostas, você já tem um ponto de partida sobre qual área precisa de um pouco mais da sua atenção. Lembre-se que o momento ideal para melhorar e tentar algo novo é agora!

rapidinhas do amo 🗞️

Brasil confirma caso de cólera em Salvador após quase 20 anos 🧫 

brasil

O Ministério da Saúde (MS) confirmou um caso autóctone de cólera em Salvador, ou seja, o paciente contraiu a doença na própria cidade e não viajando. Em nota, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente informa que o caso foi detectado em um homem de 60 anos que apresentou desconforto abdominal e diarreia aquosa.

Segundo o MS, trata-se de um caso isolado, já que não foram identificados outros registros após investigação epidemiológica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, de janeiro a março de 2024, 31 países registraram casos ou declararam surto de cólera, sendo a região africana a mais afetada. No Brasil, os últimos casos ocorreram em Pernambuco em 2004 e 2005. A partir de 2006, não houve casos autóctones, apenas importados, no DF, em SP, RS e RN.

Cientistas criam tratamento para tumores sólidos 🧪 

mundo

Um artigo publicado recentemente no Journal of Controlled Release detalha o resultado de colaboração científica internacional entre Brasil e Índia que desenvolveu uma alternativa para o tratamento dos tumores sólidos por meio da inibição do chamado microambiente tumoral inflamatório (tumour microenvironment ou TME).

Tumores sólidos costumam ter um tipo de tratamento mais desafiador por causa da dificuldade de penetração dos fármacos. A equipe desenvolveu nanomicelas - partículas muito pequenas, medindo entre 1 e 100 nanômetros - compostas de diferentes substâncias.

Os estudos em animais de laboratório mostraram que essas partículas ministradas por via intravenosa foram muito eficientes, diminuindo o tamanho de tumores e aumentando a sobrevida dos animais: os não tratados morrem sempre em torno de 28-30 dias, mas os tratados sobrevivem até 44-50 dias.

Embora tenham sido feitos em animais, os resultados são muito promissores e abrem possibilidades de estudos em humanos.

Conflitos e problemas legais podem ser comuns na área médica, mas a boa notícia é que muitos deles podem ser resolvidos antes mesmo de irem à justiça.

Os acordos extrajudiciais são uma solução inteligente que não só economiza tempo e recursos, mas também protege a integridade e a reputação dos profissionais.

É nesse ponto que um suporte especializado faz diferença: é preciso ter a segurança de estar nas mãos de um bom advogado especialista para continuar cuidando do que realmente importa.

A Medical Law é um escritório de advocacia especializado em direito médico que atua preventivamente com serviços direcionados aos profissionais da área da saúde, clínicas e hospitais visando sempre a segurança técnica e jurídica de seus clientes. Clique aqui para saber mais.

amo flashcard 💛

em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?

seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos.
1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9  |  10

Login or Subscribe to participate in polls.

amo medicina 🧬

porque 5 minutos podem ser muito bem aproveitados. conteúdos cheios de saúde sobre marketing 🤳, finanças 💰, carreira 👩🏽‍💼, tecnologia 💻, Brasil 🌎, mundo 🗺️ e muito mais. direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito 💌, sempre às 06h36.

🎯 seja um anunciante. clique aqui

📱 quer ser um criador de conteúdo do amo? nos ajude aqui

🗣️ e sua história médica pra gente. conte aqui

conhece os outros produtos do amo?

✅ med escolha. guia de orientação profissional para especialidades médicas, destinado principalmente a estudantes de medicina dos anos finais ou médicos recém-formados que desejam encontrar a especialidade médica que mais combina com seu perfil profissional e objetivos de carreira.

até quinta

vamos chegar na sua caixa de entrada por volta das 06h36. alguns servidores de e-mail são chatos e atrasam um pouco… outros são terríveis e nos colocam no seu spam e/ ou promoções. sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas abas.

Join the conversation

or to participate.