Medicina na veia🩸

Medicina na veia🩸

O médico angiologista é um profissional pouco conhecido pela população em geral, e até dentre os mediciners

Com certeza, o carro chefe da área é tratar da insuficiência venosa crônica (varizes, para os íntimos). Então, já fica sabendo que boa parte das pacientes são mulheres idosas.

Muitas vezes o angiologista atua junto com a reumato no tratamento das vasculites. Mas vale lembrar que o especialista não executa cirurgias, portanto tem papel primordial no tratamento clínico das doenças vasculares.

Há um oceano azul de oportunidades aqui, porque a prevalência das doenças vasculares é muito alta e a quantidade desses super especialistas é bem pequena no Brasil.

Para se ter uma ideia, as varizes acometem 38% da população, enquanto, no Brasil, apenas 0,3% dos médicos são angiologistas (1.659 registros).

Mas nem tudo são flores…

A residência médica em Angiologia não é de acesso direto. Assim, deve-se inicialmente fazer a residência em Clínica Médica, que tem duração de dois anos. 

Ao final da primeira etapa, o profissional presta uma nova prova para a residência em Angiologia, que conta com duração de mais dois anos.  

Infelizmente, no Brasil, há poucas vagas credenciadas pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Uma delas é a da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que oferece apenas duas vagas por ano - a boa notícia é que, na última prova, houve apenas 2 inscritos… 

Reply

or to participate.