- amo medicina
- Posts
- médicos que espalham fake news podem ser protegidos 👀
médicos que espalham fake news podem ser protegidos 👀
médicos que espalham fake news podem ser protegidos 👀

recentemente foi feita uma pesquisa sobre a punição (ou não) dos médicos que espalham informações falsas, e 9 em cada 10 americanos acreditam que medidas disciplinares podem ser um bom caminho para combater essa conduta.
o problema é: existem vários estados americanos que acreditam no oposto…
👀 olha isso: mais de 30 estados, do Alasca a New Hampshire, apresentam projetos de lei que protegeriam de medidas disciplinares os médicos que aconselham ou prescrevem tratamento “off-label” para o Covid-19, de acordo com a Federação de Conselhos Médicos Estaduais.
a Califórnia se tornou o primeiro estado a aprovar um projeto de lei que poderia suspender ou revogar as licenças dos médicos por espalhar informações médicas falsas ou enganosas.
o estado da Geórgia também adotou essa posição na Federação de Conselhos Médicos Estaduais, onde os médicos que divulgam fake news sobre a Covid-19 correm o risco de sofrerem penalidades como as da Califórnia.
💭 essa divisão parece refletir uma certa inconsistência na forma como os conselhos médicos estaduais disciplinam médicos por ações graves nos EUA.
maaaaas, não significa que os conselhos médicos serão uniformes em punir os médicos por isso. no entanto, especialmente em estados onde os legisladores estão defendendo a liberdade de expressão, os médicos podem estar protegidos de possíveis punições.
com a era digital, as fake news vem se espalhando cada dia mais… quem nunca caiu ou ouviu aquela notícia fake do WhatsApp? (kkk) 🚨
o problema é quando essas desinformações vêm direto de colegas especialistas…
Reply