• amo medicina
  • Posts
  • melhores aplicativos para médicos e estudantes

melhores aplicativos para médicos e estudantes

melhores aplicativos para médicos e estudantes

hoje em dia, a tecnologia faz parte das nossas vidas. e é claro que os recursos digitais tem muito a somar para o profissional da saúde. de fato, não há nada melhor que ter conhecimentos complexos e difíceis de memorizar a poucos cliques de distância.

no artigo de hoje, você vai aprender quais são os 5 melhores aplicativos e softwares para usar na prática da medicina, seja você profissional formado ou estudante. 

a lista de ouro 🏆

é claro que esta lista não visa esgotar os aplicativos que vão facilitar sua vida profissional. nesse sentido, é interessante procurar por softwares específicos para sua especialidade, por exemplo. 

no entanto, na sequência seguem alguns apps para seu arsenal tecnológico como profissional da saúde. veja só:

1. Whitebook

este aplicativo, da empresa Pebmed, é uma febre entre os médicos e estudantes de medicina! afinal, ele oferece informações sobre as queixas mais comuns de saúde atendidas na atenção básica. 

além disso, o Whitebook disponibiliza acesso à prescrição para tratar as patologias, incluindo doses e formas de administração dos fármacos. com a versão paga do app, você conta também com:

  • Códigos CID, TUSS e SUS;

  • Fluxogramas interativos;

  • Condutas clínicas;

  • Calculadoras e scores.

outra boa notícia é que este app funciona mesmo sem acesso à internet, uma vez que dispõe de um banco de dados salvo em nuvem. atualmente, o Whitebook conta com mais de 160 mil usuários ativos mensais.

2. Medscape 

apresentamos o aplicativo médico mais baixado do mundo. sim, o Medscape pode te salvar no plantão, pois conta com um vasto catálogo de informações da prática médica.

sem contar que este aplicativo é gratuito e oferece uma aba chamada Drug Interaction Checker que te permite saber sobre possíveis interações medicamentosas. apesar de ser totalmente em inglês, possui uma linguagem bastante acessível.

3. Uptodate

sem dúvidas um dos melhores recursos para que o médico ou estudante de medicina se mantenha sempre atualizado com informações seguras.

o Uptodate é feito de médicos para médicos e conta com conteúdos densos sobre os mais diversos assuntos. ele é ideal se você deseja se aprofundar em um tema ou até mesmo fornecer informações mais completas para seus pacientes. 

aliás, nesse aplicativo você irá encontrar materiais escritos com uma linguagem mais acessível, justamente para que pessoas que não são da área da saúde possam se instruir sobre diversos temas.

o único porém é que o Uptodate é pago e sua anuidade custa por volta de 300 dólares. Contudo, os principais hospitais e universidades do país dão acesso ao Uptodate aos seus colaboradores. vale a pena perguntar se o seu local de trabalho te dá essa opção!

4. Clinicalc

se você é como muitos médicos que decidiram pela profissão porque queriam se ver longe dos números, não é bem assim… afinal, às vezes é preciso fazer cálculos e scores para praticar a medicina com excelência.

com o Clinicalc você resolve grande parte desses problemas, pois ele permite uma série de utilidades, entre elas:

  • cálculo de déficit hídrico;

  • manejo de infusão;

  • taxa de produção urinária;

  • variação no sódio sérico;

  • escala de coma de Glasgow clássica e pediátrica;

  • cálculo da área corporal.

5. Figure 1

por último, mas não menos importante, está o Figure 1.

ele é um app especial, pois disponibiliza milhares de casos clínicos reais para seus estudos e discussões. 

além de gratuito, ele pode ser acessado offline e ainda permite que os usuários filtrem os casos de acordo com a especialidade desejada.

já pensou em criar seu próprio app?!🤯

empreender é transformar oportunidades em realidades. ou seja, a ação do empreendedor é observar um problema ou uma grande demanda e resolver isso da forma mais prática e eficaz possível.

por exemplo, a Zoe, uma startup fundada por médicos e pesquisadores de Londres e Boston, forneceu dados iniciais sobre como o Covid-19 se comportava nos pacientes. através dessa tecnologia, foi possível rastrear os principais sintomas tanto da infecção ativa, quanto das manifestações clínicas crônicas (chamadas de Síndrome Pós-COVID). 

de fato, a Zoe impactou a vida de milhões de pessoas e tal importância se reflete no seu valor de mercado hoje que é de cerca de US$ 303 milhões, isto é, mais de 1,6 bilhão de reais. se você tem um espírito para os negócios, já deve ter pensado em criar alguma empresa como profissional da saúde.

e a boa notícia é que há um verdadeiro oceano azul de possibilidades nesse sentido. você deve ter percebido, os próprios apps que citamos acima, alguns deles foram criados por médicos ou estudantes de medicina.

se você tem essa vontade de criar soluções para problemas, aqui no Amo Medicina você recebe uma série de insights para empreender na medicina!

quais seus apps favoritos?📱

agora queremos saber quais são os aplicativos ou softwares que você mais usa na sua prática como profissional da saúde, pode responder aqui nesse e-mail mesmo...

afinal, conhecimento bom é conhecimento compartilhado! pode ser que a sua participação nos dê ideias para as próximas publicações aqui.

https://lp.euamomedicina.com/inscreva?utm_source=email&utm_medium=org%C3%A2nico&utm_campaign=imagem-post

Reply

or to participate.