- amo medicina
- Posts
- Neonatologia: a medicina dos recém-nascidos 👶
Neonatologia: a medicina dos recém-nascidos 👶

A Neonatologia é uma especialidade dedicada ao cuidado dos recém-nascidos, especialmente os prematuros ou aqueles com condições médicas complexas.
O neonatologista começa o dia revisando os prontuários dos pacientes na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
Ao longo da rotina, a interação com pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde é constante.
Os casos variam de bebês prematuros (menos de 37 semanas), com baixo peso ao nascer, a recém-nascidos com malformações congênitas ou complicações perinatais.
No Brasil, são em torno de 340 mil nascimentos prematuros anualmente — o que representa 11,7% de todos os partos, segundo o Ministério da Saúde.
Esses números fazem com que o país ocupe a 10ª posição entre as nações onde são registrados mais casos.
Além dos cuidados médicos diretos, o neonatologista também presta suporte emocional e orientação aos pais, que enfrentam um momento de grande vulnerabilidade.
Para se tornar um neonatologista, é necessário concluir a residência em Pediatria, seguida por uma especialização em Neonatologia, que dura dois anos.
A Neonatologia é uma área que exige dedicação, atualização constante e uma grande capacidade de trabalhar sob pressão, mas oferece a gratificação de salvar vidas e proporcionar um futuro melhor para os pequenos pacientes.
Reply