- amo medicina
- Posts
- O guia rápido da Residência, da pós e da prova de título
O guia rápido da Residência, da pós e da prova de título
carreira

É comum se deparar com a dúvida na escolha entre residência médica, pós-graduação e até mesmo como se preparar para a prova de título.
Muita calma nessa hora: estamos aqui para te ajudar a entender melhor cada um desses caminhos como profissional da saúde.
Residência médica: o "padrão-ouro" na formação de especialistas 🏥
A residência médica é considerada por muitos o caminho “ideal” para se tornar um especialista na área da medicina.
No entanto, ingressar nesse programa não é fácil, já que as vagas são limitadas e a concorrência é acirrada. Sem contar que o processo até terminar a residência pode levar mais de 5 anos e custar muita energia.
A bolsa dos residentes é, hoje, de R$ 4.106,09 por mês, e a abertura de novas vagas é condicionada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), o que torna o processo ainda mais desafiador.
Antes de abril deste ano, as provas de residência aconteciam somente uma vez por ano. Mas, recentemente, foi permitida a abertura de processos seletivos para residência no meio do ano também.
Pós médica: uma alternativa interessante 📚
Diante desse cenário, a pós-graduação se torna uma opção atraente para aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
Somente com ela, você não se torna um especialista, mas ela funciona como pré-requisito para prestar a prova de título e, diante da aprovação nela, finalmente obter o certificado de especialista.
Embora a pós-graduação, diferente da residência, seja paga, a pós dura menos tempo (cerca de 1 ano) e a carga horária é bem menor (algumas acontecem somente aos finais de semana), o que permite associar tranquilamente os estudos com uma rotina de trabalhos.
Fazer uma pós-graduação também pode ser útil na preparação para a prova de título da especialidade almejada, já que você estará atualizado e terá contato com profissionais da área.
Decidindo fazer uma pós-graduação médica: lato sensu ou stricto sensu? 🤔
Se você decidiu fazer uma pós-graduação em medicina, é importante entender que existem dois tipos: lato sensu e stricto sensu.
A lato sensu é voltada para quem deseja atualizar seus conhecimentos e práticas médicas, enquanto os cursos stricto sensu são indicados para quem busca seguir uma carreira acadêmica.
Próximos passos: pesquisa e planejamento 🔎
Após entender qual pós-graduação é a melhor opção para você, pesquise sobre as instituições que oferecem cursos, as opções disponíveis e os trâmites necessários para iniciar sua formação.
Lembre-se de que, entre as vantagens de fazer uma pós-graduação estão a flexibilidade para estudar de acordo com sua rotina de trabalho e permanecer menos tempo até conseguir tirar o título de especialista.
Já a residência permite maior aprofundamento profissional, recebimento de bolsa de estudo e a construção de networking mais sólido com preceptores renomados na área em que você quer se especializar.
A escolha entre residência, pós-graduação e preparação para a prova de título depende das suas necessidades, objetivos e disponibilidade.
Reply