• amo medicina
  • Posts
  • O paradoxo da escolha na vida médica 🩺

O paradoxo da escolha na vida médica 🩺

carreira

Você já passou alguns minutos (ou até horas) tentando escolher algo para assistir na Netflix? Nesse processo, muitas vezes acabamos assistindo aquela série de sempre e que, ao iniciar o episódio, já nos causa tédio e arrependimento.

De acordo com estudos, nós, seres humanos, tomamos até 35.000 decisões por dia.

Imagina isso no mundo médico com suas 55 especialidades reconhecidas no Brasil. Fica difícil, né?

Desvendando o Paradoxo da Escolha 🧩

O "Paradoxo da Escolha" sugere que, embora tenhamos a liberdade de escolha e isso seja considerado positivo, o excesso de opções pode causar ansiedade e angústia.

Pode soar contraintuitivo, mas ter muitas opções frequentemente nos faz sentir menos satisfeitos com nossas escolhas.

Afinal, ao optar por uma alternativa, ficamos com a sensação incômoda de que poderíamos ter feito uma escolha melhor.

Barry Schwartz, professor de psicologia no Swarthmore College, na Pensilvânia, Estados Unidos, popularizou o conceito do Paradoxo da Escolha.

Barry explica que nosso mecanismo mental avalia cada opção possivelmente melhor, nos levando a um ciclo interminável de comparações. E, por incrível que pareça, em vez de nos sentirmos empoderados, nos sentimos sobrecarregados.

Afinal, ao escolhermos uma opção, estamos renunciando a todas as outras. Menos pode ser realmente mais.

Paradoxo na prática médica🛒

Já ouviu falar da experiência com geleias do psicólogo econômico Dan Ariely? Em alguns dias, ele oferecia 6 sabores, em outros, 24.

Curiosamente, nos dias com mais opções, menos geleias eram vendidas. O excesso de opções nos confunde e nos torna incertos, fazendo-nos, muitas vezes, não escolher nada.

Na prática médica, temos que tomar cuidado para não induzir os pacientes ao paradoxo da escolha ao dizer "podemos fazer A, B, C ou D, todos com seus benefícios e riscos".

Quando o paciente pergunta: “Se você fosse eu, doutor, o que você faria?”, a resposta geralmente é "Mas eu não sou você"...

Apelidamos isso de "autonomia do paciente", mas não seria gerar paradoxo na escolha no paciente, prejudicando a adesão à conduta escolhida?

Sabemos que uma dificuldade muito grande na vida médica é escolher uma especialidade. São muitas opções, cada uma com seus prós e contras.

E como escolher o que você irá fazer pelos próximos 30, 40 anos? Como unir tudo isso com as aptidões e planos de vida pessoais? Como aumentar as chances de satisfação nessa escolha tão importante para a vida e para a carreira médica?

Ao longo dessas 104 edições, o amo medicina focou em ouvir vocês e entender quais são os dilemas que vocês enfrentam e, pensando nisso, lançamos na semana passada o med escolha. Uma ferramenta dedicada a auxiliar na escolha da especialidade médica, feito especialmente para médicos recém-formados e estudantes de medicina.

Por meio de um questionário com mais de 100 perguntas e criado por especialistas em direcionamento de carreira para escolha de especialidade médica, ele vai te fazer refletir sobre personalidade, temperamento, estilo de vida, afinidade com áreas da medicina, aptidões físicas e intelectuais e muito mais.

Combinando todas as suas respostas, ele analisa como suas habilidades e objetivos de carreira se alinham com oportunidades de mercado e te entrega um match com um top 3 especialidades que mais combinam com você, além de te explicar o porquê dessa compatibilidade, tudo isso para te ajudar a ter segurança na tomada de decisão.

Testado e comprovado por médicos que já são especialistas, ter o med escolha ao seu lado é como ter um guia para ajudar a navegar pelo vasto oceano de especialidades médicas, tornando a escolha mais assertiva e alinhada ao seu perfil.

Para assinantes, temos 20% off com o cupom AMO20OFF, então corre adquirir o seu med escolha e garantir uma escolha mais segura!

Encontrando o Equilíbrio⚖️

O mundo da medicina está repleto de escolhas. Da especialidade médica ao tratamento adequado, cada decisão tem seu peso.

Entender o paradoxo da escolha e buscar ferramentas, como o med escolha, pode ser o caminho para decisões mais assertivas e satisfatórias.

em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?

seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos.
1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9  |  10

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Reply

or to participate.