- amo medicina
- Posts
- O que mudou na publicidade médica? 🤳
O que mudou na publicidade médica? 🤳
O que mudou na publicidade médica? 🤳
marketing

A internet mudou a forma como consumimos informações, e isso não é diferente para o médico que está presente nesses espaços virtuais, não é? Afinal, hoje as redes sociais funcionam como uma vitrine das profissões.
A publicidade médica sempre foi um assunto polêmico no Brasil, porque envolve questões éticas e legais, podendo ser prejudicial para o paciente e para o próprio médico. Mas depois de um extenso processo de estudo das regras da publicidade médica, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a Resolução nº 2.366/2023 para atender as mudanças na prática da medicina. A partir dessa revisão, o CFM garante que o médico possa mostrar à população toda a amplitude dos seus serviços, sempre respeitando as regras de mercado e estabelecendo limites para garantir a segurança do seu paciente.
A norma aplicada ⚖️
Para facilitar a compreensão da nova resolução, o Codame elaborou um Manual sobre as permissões e exemplos do que o médico pode ou não divulgar nas redes sociais.
Além de permitir ao médico mostrar o seu trabalho, a nova resolução autoriza a divulgação dos preços das consultas, a realização de campanhas promocionais, o uso de imagens dos pacientes, entre outras. Confira as principais mudanças:
Uso de testemunhos e imagens de pacientes 🥰
Antes era vedado o uso de imagens do paciente, mas o novo texto esclarece como essas imagens podem ser usadas: deve ter caráter educativo, estar relacionado à especialidade registrada do médico e ser acompanhada de texto contendo informações também educativas. Além disso, a imagem não pode ser manipulada ou melhorada e o paciente não pode ser identificado.
O CFM liberou o uso de “antes e depois”, desde que não identifique o paciente e produza conteúdo sensacionalista. Ah! Também está permitido repostar depoimentos e elogios do paciente ao profissional, no entanto, não devem denotar superioridade ou promessa de resultados.
Divulgação de preços e campanhas promocionais 💵
A nova resolução permite que os médicos divulguem preços das consultas, além de realizarem campanhas promocionais para atrair o público.
O médico pode divulgar seu ambiente de trabalho destacando suas qualificações técnicas, entretanto, o anúncio de especialista só deve ser feito por profissional que concluiu a residência médica cadastrada na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou aprovado em uma prova de título de especialista com o número de Registro de Qualificação de Especialista (RQE). Caso tenha pós-graduação lato sensu, deve deixar claro no perfil que é não especialista.
Colocando em prática 👏
As mudanças entraram em vigor no dia 11 de março, e permitem que os médicos demonstrem a satisfação do seu público de forma transparente, fortalecendo sua credibilidade nas mídias sociais.
Para saber como divulgar seu trabalho de forma ética e segura, assista à live do amo medicina e saiba mais detalhes sobre tornar seus serviços médicos mais atrativos, ampliando a confiança na relação médico-paciente.
Reply