- amo medicina
- Posts
- O sigilo na prática médica 🔐
O sigilo na prática médica 🔐
jurídico por Medical Law
Você sabia que, no Brasil, o setor da saúde é um dos mais afetados pela aplicação de sanções por descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?
O profissional da medicina atua frequentemente com o tratamento de dados pessoais sensíveis e que merecem muita atenção. Atualmente, os avanços em tecnologia e medicina andam lado a lado e muitas informações médicas são armazenadas em formato digital. Portanto, proteger a confidencialidade do paciente não é apenas um dever ético, mas também o cumprimento à essa lei tão importante.
Dados sensíveis 😶🌫️
Mas o que são dados sensíveis? Para a LPGD, são dados referentes à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico da pessoa física.
A LPGD se aplica ao médico ainda que as regras já constem no Código de Ética Médica (CEM), portanto, se um médico violar o sigilo do prontuário, ele será responsabilizado perante a ANPD bem como pelo Conselho Federal de Medicina.
Protegendo sua prática médica 🤫
1️⃣ Entenda a LGPD: Familiarize você e sua equipe com as disposições da LGPD relativas a dados de saúde. Conhecer a lei é o primeiro passo para cumpri-la.
2️⃣ Implemente sistemas seguros: Garanta que seus registros médicos sejam armazenados e transmitidos com segurança. Use criptografia e controles de acesso para evitar que indivíduos não autorizados acessem os dados do paciente.
3️⃣ Treine sua equipe: eduque sua equipe sobre a importância da confidencialidade do paciente e as implicações legais de sua violação. Estabeleça protocolos claros para lidar com as informações do paciente.
4️⃣ Obtenha o consentimento informado: sempre obtenha o consentimento explícito dos pacientes antes de compartilhar suas informações médicas com terceiros. Informar os pacientes sobre como seus dados serão utilizados e quem terá acesso a eles.
5️⃣ Limite o acesso: Forneça acesso às informações do paciente apenas quando necessário. Restrinja o acesso a dados confidenciais e revise e atualize regularmente as permissões de acesso.
Seguindo essas dicas, você protege sua prática médica e mantém a confiança de seus pacientes.
em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Reply