- amo medicina
- Posts
- Pais e filhos no legado médico
Pais e filhos no legado médico
dia dos pais

O Dia dos Pais é uma celebração de amor, orientação e os incontáveis sacrifícios feitos por aqueles que nos criaram.
Para muitos de nós, nossos pais são nossos primeiros heróis e, às vezes, nossos primeiros mentores na medicina.
Nobel no sangue! ✨
Alguma vez você já parou para pensar que a paixão pela medicina pode ser um traço genético?
Svante Pääbo, Prêmio Nobel de Medicina, não só herdou os genes de seu pai, Sune Bergström (também laureado com o Nobel), mas também sua paixão pela pesquisa médica.
Mistérios do DNA antigo 🕵️♂️
Jovem Svante tinha um fascínio: as múmias. Com um fundo sólido em bioquímica, Pääbo aventurou-se em desvendar os segredos do DNA de múmias, identificando traços genéticos de uma criança que morreu há 2.400 anos.
Mas Pääbo se destacou de fato ao identificar um fragmento de DNA mitocondrial de um fóssil Neandertal de 40.000 anos! E como um verdadeiro pioneiro, ele sequenciou o genoma do Neandertal em 2010 e ganhou o Nobel.
Vínculo familiar com ciência 💊
A conexão entre pai e filho vai além do DNA.
Em uma reviravolta da vida, quando hospitalizado por uma embolia pulmonar, Svante descobriu que seu pai tinha ganhado o Prêmio Nobel de Medicina em 1982 ao pesquisar sobre a heparina - o medicamento que o salvou da TEP!
Seja pela genética, paixão ou destino, a jornada de Pääbo é uma lembrança de que a medicina pode conectar gerações. E neste Dia dos Pais, celebre não apenas o amor, mas também as inspirações que os pais, médicos ou não, passam para seus filhos. 💙
em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Reply