- amo medicina
- Posts
- Paranaense ficou meses com parte do crânio ‘guardada’ na barriga 🧠
Paranaense ficou meses com parte do crânio ‘guardada’ na barriga 🧠
brasil

O jovem João Victor da Silva Cristofoli, morador de Toledo (PR), viralizou nas redes sociais ao contar que precisou ficar cerca de 3 meses com parte do crânio “guardada” na barriga. O procedimento médico foi necessário para a recuperação do paranaense após um acidente de monociclo em março.
Ele teve várias fraturas pelo corpo, entre elas, um traumatismo craniano e edema cerebral. Após a forte pancada, ele passou por um procedimento chamado craniotomia, onde a “calota craniana” precisou ser cortada e depois recolocada na região do abdômen por alguns meses.
A neurocirurgiã Kelly Cristina Bordignon Gomes atendeu o jovem após o acidente e explica que a remoção da calota craniana é feita por meio de craniotomia descompressiva, reduzindo a pressão craniana. Após essa retirada, há a opção de guardar essa parte em bancos de ossos, mas pode ser colocada no abdômen para ficar preservado de infecções e facilitar a reabsorção óssea quando for recolocado na cabeça.
Após três meses e exames de tomografias computadorizadas para averiguar o tempo certo de recolocação, o osso foi fixado novamente no crânio com parafusos.
Reply