- amo medicina
- Posts
- Planta cone ou fujão? Tô fora!
Planta cone ou fujão? Tô fora!
carreira

Sem dúvidas, o internato de medicina é um baita desafio para os estudantes, pois você começa a assumir responsabilidades e a se envolver de vez com as práticas e serviços oferecidos pela “facul”.
É a oportunidade perfeita para crescer profissionalmente. Porém, muitos estudantes chegam cheios de ideias pré-concebidas que podem atrapalhar bastante ou criar desânimo no meio do caminho.
Para dar aquela força, separamos algumas dicas essenciais do que fazer e não fazer para aproveitar essa fase da melhor forma!
Interno Padrão Ouro 🥇
São 11 dicas incríveis para ser um(a) interno(a) padrão ouro:
Se joga, seja proativo(a)! Não espere as coisas acontecerem, corra atrás das oportunidades;
Vira e mexe vai pegar uns pacientes bem complexos? Não se preocupe: estude os casos, anote todos os detalhes. A coisa flui;
Calma, respira fundo e relaxa! Errar é humano e faz parte do aprendizado. Só não esqueça de aprender com os erros, tá bom?
Atrasado é o ônibus, não você! Se liga no relógio e seja pontual, beleza?
"Gentileza gera gentileza" vale ouro até no internato. Trate a equipe multiprofissional com todo o respeito, que todo mundo sai ganhando.
Ah, aquele equilíbrio delicado entre estudos e prática. Evite largar a mão dos compromissos no internato para pôr a matéria do cursinho da residência em dia, tá bom?
Atenção com a agenda e organização da sua semana. Intercale os estudos com a prática que a coisa rende!
Troque uma ideia com quem já passou pelos estágios que você vai enfrentar. Assim você prepara o terreno com antecedência para os próximos desafios.
O internato é uma oportunidade e tanto pra botar a mão na massa. Fique de olho nos procedimentos e aproveite para suturar, fazer toracocentese, intubar, acesso venoso central, gasometria e por aí vai!
Escolha com sabedoria o grupo e a dupla, eles vão te acompanhar por 2 anos e, muitas vezes, quando um vacila, todos levam a culpa;
O internato é uma correria só, então se organize o máximo que puder. Deixe a sua escala em um lugar de fácil acesso, entenda quais são suas obrigações e tente melhorar um pouquinho por dia.
Casca da banana! 🍌
O internato é para aprender bastante e ganhar experiência na prática.
Então, seja proativo(a), mostre interesse, faça perguntas e ajude no que for preciso. Afinal, é só o começo da sua jornada como médico (a)!
Reply