• amo medicina
  • Posts
  • Plantão no Carnaval: como abordar as situações

Plantão no Carnaval: como abordar as situações

Plantão no Carnaval: como abordar as situações

brasil

Nem todo mundo terá o privilégio de "foliar" no Carnaval. E, para você que vai fazer plantão durante a data comemorativa, temos dicas de abordagem para quatro situações muito comuns durante esses dias: relação desprotegida, intoxicação alcoólica e alimentar e insolação. 

🤢 Intoxicação alcoólica: suporte inicial, como analisar via aérea, possibilidade de monitoramento, problema circulatório. Pegar histórico do paciente com a família para ver se algo pode complicar o tratamento. No tratamento, realizar hidratação com glicose e, em casos de coma ou estilismo crônico, tratar com tiamina venosa antes da glicose. Antiemético, se náuseas ou vômitos.

🫣 Relação desprotegida: se for do sexo feminino, uma das primeiras coisas que precisam ser vistas é a anticoncepção de emergência (pela OMS a única contraindicação absoluta que existe é a gravidez confirmada), com doses de levonorgestrel.

Outra atenção é sobre as infecções sexualmente transmissíveis. Não virais: sífilis (penicilina G benzatina), tricomoníase (metronidazol) e clamídia/gonorreia (azitromicina e ceftriaxona). Virais: hepatite B (vacinação) e C (acompanhamento com exames laboratoriais) e HIV (antirretrovirais até 72h desde à exposição).

😖 Intoxicação alimentar: hidratação oral ou venosa. Em casos mais graves, o uso de antibióticos. Antiemético, se náuseas ou vômitos.

🥵 Insolação: pacientes podem chegar com náuseas, vômitos confusão mental, desidratação e taquicardia. Na abordagem, fazer hidratação, deixar o paciente mais resfriado e fazer compressas de água fria. Antiemético, se náuseas ou vômitos.

Fonte: Pebmed

Reply

or to participate.