- amo medicina
- Posts
- Pokémon Shock: quando uma ideia adoece
Pokémon Shock: quando uma ideia adoece
Pokémon Shock: quando uma ideia adoece
mundo

De fato, uma ideia pode adoecer. Essa foi a conclusão dos pesquisadores que se debruçaram sobre um icônico quadro de crises convulsivas em massa no Japão... 🎌
Tudo aconteceu no início da noite do dia 16 de dezembro de 1997. Na ocasião, 685 crianças tiveram uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada após uma cena específica do 38º episódio do desenho animado japonês Pokémon.
Mas, o mais intrigante é que, alguns dias depois, subiu para 12 mil o número de crianças japonesas com algum tipo de adoecimento — tontura, vômito e dores de cabeça, provocado pelo mesmo episódio do anime.

Parte da cena que deflagrou as crises convulsivas.
Epilepsia ou reflexo-espelho? ⚡
Como se sabe, há alguns tipos de epilepsia na infância cujas crises convulsivas podem ser deflagradas por determinados estímulos. Por exemplo, na doença de Lennox–Gastaut e de Dravet, tipos de epilepsias da infância, luzes piscantes coloridas podem causar os ataques. Foi provavelmente o que ocorreu inicialmente com as 685 crianças afetadas.
No entanto, o fenômeno só ganhou tamanho “n amostral” pelo que os pesquisadores chamaram de doença psicogênica em massa. Isto é, um “surto coletivo", “histeria em massa” ou "vírus emocional", como preferir. Basicamente, a ideia de o episódio causar as crises convulsivas afetou o psicológico das crianças expostas, adoecendo algumas delas.
Para você ter ideia do quão forte é a nossa mente em imitar o comportamento alheio, experimente ver alguém bocejando. Quanto tempo você demora para fazer o mesmo?
Reply