- amo medicina
- Posts
- proibição de PMMA
proibição de PMMA
em procedimentos estéticos
riqueza
bom dia ☕️
você percebe que é rico quando percebe que possui coisas que não trocaria por dinheiro nenhum.

o que você vai ler hoje:

🗞 atualidades
CFM proíbe PMMA: o que você deve saber

O polimetilmetacrilato (PMMA), um material plástico amplamente utilizado em diversas áreas da saúde, está no centro de uma polêmica médica no Brasil.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) enviou à Anvisa um pedido formal para a proibição do uso da substância em preenchimentos estéticos, citando riscos graves à saúde e um uso indiscriminado, muitas vezes por profissionais não médicos.
No Brasil, o uso do PMMA é restrito a situações específicas e apenas por profissionais treinados:
Correção de lipodistrofia causada pelo uso de antirretrovirais em pacientes com AIDS.
Correção volumétrica facial e corporal, para preenchimento de áreas afetadas por depressões ou irregularidades.
Apesar dessas restrições, o uso off-label e sem controle tem se tornado um problema crescente.
O CFM e sociedades médicas, como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), reforçam que a substância não deve ser utilizada para fins estéticos e pedem o seu banimento definitivo.
Outro ponto de alerta é que a Anvisa considera o PMMA uma substância de máximo risco, exigindo registro para seu uso em preenchimentos.
No entanto, sua aplicação tem ocorrido de maneira indiscriminada, em grandes volumes e em áreas como glúteos, sem respaldo na bula do produto.
No cenário internacional, a postura sobre o PMMA é bem diferente.
Países como os Estados Unidos e a União Europeia restringem severamente seu uso estético, permitindo apenas aplicações médicas específicas.
O Brasil, por outro lado, ainda permite o uso regulado, mas enfrenta um problema de fiscalização e controle.
Com o aumento dos relatos de complicações graves, o CFM reforça que o Brasil enfrenta uma crise de saúde pública com a utilização inadequada do PMMA e alerta para a urgência de uma regulamentação mais rígida ou mesmo sua proibição total.

🩺 especialidade
Gastroenterologia: a especialidade do trato digestivo

A Gastroenterologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças do trato digestivo, incluindo esôfago, estômago, intestinos, fígado, pâncreas e vesícula biliar.
O gastroenterologista lida com condições como refluxo gastroesofágico, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais (como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa), hepatites e cânceres gastrointestinais.
A rotina desse especialista envolve tanto atendimentos clínicos quanto a realização de procedimentos minimamente invasivos, como endoscopias e colonoscopias.
Além disso, trabalha em conjunto com cirurgiões do aparelho digestivo e hepatologistas para um cuidado completo dos pacientes.
Conheça mais a especialidade!
📌 Acesso indireto: Pré-requisito - Clínica Médica (2 anos).
📌 Duração da residência: 2 anos.
📌 Principais subespecialidades: Hepatologia, Endoscopia Digestiva, Motilidade Digestiva, Doenças Funcionais do Aparelho Digestivo, entre outras.
📌 Vagas ofertadas no ENARE 2025: 49 vagas.
📌 Especialistas ativos no Brasil: 5.997 (segundo a Demografia Médica 2023).
Se você se interessa por uma especialidade dinâmica, com grande demanda e que permite a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos, a Gastroenterologia pode ser o seu caminho!

💡 dicas do amo
O Residente

Um jovem médico recém-formado de uma das universidades de Medicina mais renomadas do mundo entra em um hospital como interno. O choque é que a prática médica que ele vê no dia a dia do hospital é muito diferente do que conheceu nas aulas.
Agora, ele irá vivenciar um treinamento intenso com um doutor veterano de guerra que mudará suas perspectivas profissionais e pessoais.
Essa é a trama de O Residente. Você encontra a série disponível na Disney+.

📰 rapidinhas
🦠 parasita. mulher fica com perna "queimando" e descobre que parasita no cérebro é causa do problema.
🩺 preparação para a residência? clique aqui e garanta descontos, testes e conteúdos gratuitos de forma exclusiva com a Aristo.

🤝 use.bip
A saúde já está no futuro, o seu jaleco também! 🚀
Vestir Bip é deixar o comum para trás. É escolher tecnologia, praticidade e inovação para o seu dia a dia.
Cada detalhe foi pensado para tornar sua rotina mais fluida: 11 bolsos estrategicamente posicionados, porta crachá, tecido leve, respirável e impermeável, além do design funcional que acompanha você em cada plantão.
Na intersecção entre estilo e desempenho, o Scrub Bip redefine o que significa estar pronto para qualquer desafio.
Experimente o novo. Seu conforto, sua segurança e sua performance agradecem.

🇧🇷 brasil
Mulher fica em coma após suposto erro médico de amiga de infância em MG

O Ministério Público de Minas Gerais e o Conselho Regional de Medicina apuram uma denúncia de erro médico feito pela família da engenheira de produção Letícia Patrus Pena, de 31 anos. Ela está em coma no Hospital Mater Dei Contorno, em Belo Horizonte.
Segundo a mãe de Letícia, a médica anestesista e amiga de infância da filha, Natália Kalil, aplicou, em duas ocasiões, injeções contendo três medicações - entre elas, o anestésico cloridrato de ropivacaína - para dar alívio às dores na coluna de Letícia. Os procedimentos teriam sido feitos na casa da médica, no entanto, o anestésico só poderia ser aplicada em ambiente hospitalar.
Um neurologista já havia diagnosticado Letícia com síndrome de Bertolotti (condição congênita que causa dor nas costas). Quase um mês após a primeira aplicação, Letícia começou a sentir fortes dores e, com auxílio da amiga médica, aplicou mais uma dose. Letícia teve uma parada cardiorrespiratória com hipóxia. No relatório médico consta que a parada foi de 18 minutos. Desde o episódio, Letícia está em recuperação e Natália não quis mais saber do estado de saúde da amiga.

🌍 mundo
Rim doado por marido à esposa vira disputa judicial em divórcio nos EUA

Um casal que viveu junto por 15 anos, passou por um processo de divórcio nada comum. Durante o pedido de separação, o médico Richard Batista que era casado com Dominic Barbara e doou um de seus rins quando a esposa precisou de um tranplante, entrou com uma ação judicial exigindo a devolução do órgão ou uma compensação de US$ 1,5 milhão como parte do acordo.
O contexto: eles se casaram em 1990 e Dominic foi quem pediu o divórcio. Antes de receber o rim do marido em 2001, a mulher já havia passado por dois transplantes malsucedidos. O médico de Long Island afirmou que os problemas matrimoniais começaram com a doença da esposa. Após uma suposta traição, o processo do divórcio aconteceu em 2005.
A decisão judicial rejeitou a solicitação do médico, determinando que o rim doado “não era um bem passível de valoração no processo de divórcio”.

Proteção para o inesperado⚕️
Ninguém planeja ficar doente, mas estar preparado financeiramente para um diagnóstico grave faz toda a diferença.
A Lidio Seguros oferece coberturas para doenças graves e incapacitantes, garantindo suporte para tratamentos, despesas e qualidade de vida.
Você pode escolher entre planos que cobrem 8, 15 ou até 32 doenças, além de contar com benefícios como diária por incapacidade temporária e internação hospitalar.
A sua saúde merece segurança – e o seu futuro também.
‼️ Em breve novidades sobre doenças graves.

🃏 flashcards
confira a resposta do flashcard anterior e desafie-se com a próxima pergunta!
Da preparação à aprovação na Residência Médica com um único investimento!
Invista uma vez e tenha acesso a melhor metodologia de estudo até a sua aprovação!

✅ escolha da especialidade médica

tenha segurança para escolher a especialidade médica certa para sua carreira.
teste de compatibilidade com as especialidades médicas
sessão de orientação de carreira individual com psicólogo para análise do seu teste
lives semanais com médicos especialistas
acervo com todas as lives já realizadas
área de membros exclusiva por 1 ano
🧬amo medicina
somos um hub de conteúdo médico e acompanhamos você em sua jornada na medicina. aqui, você encontra temas essenciais como marketing, finanças, carreira, tecnologia e atualidades do Brasil e do mundo. feito para médicos e estudantes de medicina, entregamos informações valiosas diretamente na sua caixa de entrada, todas as segundas e quintas-feiras, pontualmente às 06h36
🤝 divulgue sua empresa no amo medicina. clique aqui
📱 seja um criador de conteúdo para o instagram do amo. clique aqui
✍ quer ter um conteúdo públicado no amo? clique aqui
🗣️ médico, compartilhe sua trajetória com nossos leitores. clique aqui
🤝 parcerias
👋 nos vemos segunda-feira
vamos chegar na sua caixa de entrada por volta das 06h36. alguns servidores de e-mail são chatos e atrasam um pouco… outros são terríveis e nos colocam no seu spam e/ ou promoções. sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas abas.
Reply