- amo medicina
- Posts
- Quando a Medicina é a segunda profissão
Quando a Medicina é a segunda profissão
carreira

Que atire o primeiro canudo quem não conhece, pelo menos, uma pessoa que fez, da Medicina, sua segunda graduação/profissão. Hoje, vamos explorar os pontos positivos e desafios de quem vive essa realidade.
A importância do mercado de trabalho 🏢
O mercado de trabalho é, inegavelmente, a melhor faculdade pela qual alguém pode passar. A experiência prática traz lições e habilidades que são essenciais para a vida profissional.
Habilidades desenvolvidas no primeiro emprego 🤝
Só quem já trabalhou antes consegue desenvolver certas habilidades, como:
Trabalho em equipe;
Relacionamentos interpessoais profissionais;
Cumprimento de prazos e metas;
Noção de tempo;
Valor e comunicação assertiva.
Essas habilidades são cruciais para o sucesso na carreira médica.
Idade na experiência universitária ⏳
A idade pesa e, de repente, tudo o que é importante para quem tem seus 20 e tantos anos (festas, Atlética, fofocas e a melhor roupa para a choppada) pode não dizer muito para quem está em outro momento da vida.
As prioridades mudam e a experiência na faculdade se torna diferente.
O tempo como fator decisivo 🕰️
Como a vida útil na profissão tende a ser menor, teoricamente, não há espaço para perder tempo.
Cada decisão ao longo do curso é feita com o máximo de critério, a fim de um melhor aproveitamento do período de estudos.
O impacto do aspecto financeiro💰
De fato, quem já trabalhou por alguns anos antes de começar a medicina teve a oportunidade de fazer um pé de meia. Isso, por si só, torna a experiência muito melhor em comparação à primeira graduação.
A troca de experiências entre profissionais da saúde que passaram por essa situação enriquece ainda mais o cenário e fortalece a importância de valorizar a diversidade de vivências no mundo da medicina.
Ah, e você sabia que “Medicina como segunda graduação” é um dos termos mais buscados no Google para quem pensa em ser um Julius? Rs.
Brincadeiras e curiosidades à parte, muita gente utiliza de um presente para complementar o passado ou, ainda, para aprimorar o futuro. o importante é não desistir e sempre ir em frente.
Reply