• amo medicina
  • Posts
  • Quando ser seu próprio juiz passa dos limites ⚖️

Quando ser seu próprio juiz passa dos limites ⚖️

saúde mental

Todos nós, em algum momento, somos críticos de nós mesmos. Faz parte do processo de autoconhecimento e crescimento. Mas você já parou para pensar se sua autocrítica está passando dos limites? Em excesso, ela pode se transformar em um verdadeiro sabotador da saúde mental.

A autocrítica exagerada acontece quando começamos a ser duros demais com nós mesmos, ao ponto de enxergar defeitos e fracassos onde, muitas vezes, nem existem. Frases como "eu nunca sou bom o suficiente" ou "eu não posso errar" começam a dominar os pensamentos, e isso pode levar a quadros de ansiedade, depressão e esgotamento emocional.

De onde vem tanta autocrítica?
Muitas vezes, ela nasce de padrões de perfeccionismo ou de comparações constantes com os outros. Nas redes sociais, por exemplo, a vida idealizada de outras pessoas pode alimentar a crença de que nunca estamos à altura.  

Os impactos da autocrítica na saúde mental
A autocrítica excessiva pode drenar nossa autoestima, fazendo com que a pessoa sinta que não merece sucesso, felicidade ou até mesmo descanso. A longo prazo, esse ciclo pode gerar sentimentos de inferioridade e frustração constante, tornando difícil o reconhecimento de conquistas e qualidades.

Lembre-se: seja seu maior incentivador, não seu inimigo.

Reply

or to participate.