a regra é clara

se você falha ao planejar, você planeja falhar

carreira

bom dia. uma das nossas maiores relações é com a nossa carreira. ela pode se transformar, mas podemos ser sempre acompanhados pelo sucesso. tudo depende de orientação e planejamento. café na mão é hora de informação.

Descomplicando o planejamento tributário para médicos💡

finanças por MS Saúde
Figure It Out What GIF by CBC

Como médico, você já sabe diagnosticar e tratar diversas doenças, mas e quando se trata da saúde financeira da sua carreira? 

Aqui, vamos mergulhar no conceito de planejamento tributário e por que ele é um componente vital não só para o seu bolso, mas também para a sua paz de espírito.

Vínculos e impostos: o básico para médicos 💼

A escolha do regime de trabalho na medicina afeta diretamente a tributação de seus rendimentos. Entenda suas opções:

  • CLT (Carteira de Trabalho): Se você é contratado por um hospital, a tributação é feita na fonte, e você usufrui dos direitos trabalhistas. No entanto, os descontos são bem salgados.

  • RPA (autônomo): Como autônomo, você recebe seus honorários com tributação de ISS variando entre 2% a 5%, dependendo do município. Aqui, o médico deixa de imposto algo na faixa de 27,5%.

  • Plantões à Vista (Caixa 2): A compensação financeira é feita sem tributação formal, mas cuidado com as implicações legais e éticas. Você já sabe, mas é importante lembrar: sonegação fiscal é crime e deixa a pessoa que pratica refém de uma multa de até 150% do valor sonegado.

Modelos de sociedade: alerta vermelho⚠️

A constituição de uma Sociedade de Serviços, conhecida como "Pejotização", ou uma Sociedade em Conta de Participação (SCP), pode parecer atraente devido à promessa de isenção de impostos na distribuição de lucros. No entanto, é crucial entender que tais práticas são altamente fiscalizadas e podem ser consideradas evasão fiscal, com graves consequências legais.

A SCP é muito utilizada por startups e empresas de construção civil para que possam contratar pessoas sem aval do grupo societário. Ao entrar numa SCP, você médico fica refém da pessoa que abriu a sociedade, implicando em possíveis problemas legais para você em caso de inadequações fiscais/legais.

Regimes tributários: qual caminho seguir?🚦

A tributação varia significativamente entre os regimes:

  • Simples Nacional: Recomendado para a maioria dos médicos, oferece alíquotas que vão de 4,5% a 19%, dependendo da receita bruta anual.

  • Lucro Presumido: Para faturamentos mais altos, o lucro presumido pode ser uma ótima escolha. A alíquota gira entre 13,33% e 16,33% e é influenciada pelo ISS, que muda conforme a cidade. Assim, pode ser uma opção para quem fatura acima do limite do Simples Nacional.

É possível mudar seu regime tributário, mas essa alteração só pode ser feita em janeiro de cada ano. Portanto, planeje-se com antecedência para fazer a escolha mais vantajosa para sua situação.

Quando o assunto é imposto, contar com um especialista pode salvar não apenas dinheiro, mas também tempo e dores de cabeça. A MS Saúde é o parceiro contábil que entende as especificidades da sua profissão e está pronto para auxiliar no planejamento tributário, desde a abertura de CNPJ até a declaração de IRPF.

E para quem está começando ou deseja otimizar suas finanças, a Black Friday traz uma oportunidade imperdível: a MS Saúde oferecerá a abertura gratuita de CNPJ para médicos e, além disso, entregará gratuitamente um certificado digital pessoa física no modelo A1, para você assinar receituários online, documentos, prontuários eletrônicos e muito mais. É o momento ideal para colocar as finanças em dia com o apoio de especialistas na área médica.

Realidade virtual e aumentada na capacitação de médicos 🤖 

tecnologia
mic GIF

A transformação digital tem permeado inúmeros setores, e a medicina não ficou de fora. 

Com o avanço das tecnologias de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), vemos uma revolução no modo como médicos e estudantes são treinados. 

Estas tecnologias proporcionam uma imersão inigualável, permitindo aprendizado e prática em ambientes controlados e altamente realistas.

Métodos tradicionais vs. inovações tecnológicas

Lá atrás, quando a medicina começou a se estruturar como ensino, tudo era bem segmentado. Quer dizer, o foco era quase que totalmente no lado biológico do ser humano, deixando de lado outras nuances importantes do processo saúde-doença. Era uma época de se aprofundar em teorias e só depois pensar na prática.

Um exemplo clássico disso é o ensino da anatomia humana. Antigamente, dissecações e palestras eram a regra. Mas a tecnologia entrou em cena e revolucionou tudo! Hoje, temos desde peças anatômicas sintéticas até simuladores super modernos que fazem você sentir que está dentro do corpo humano.😱

Nos Estados Unidos, algumas escolas, como Harvard, já estão inovando total! E aqui no Brasil, depois de algumas atualizações nas Diretrizes Curriculares Nacionais, as universidades estão adotando tecnologias que vão desde peças de baixo custo até simulações virtuais super avançadas.

Simulação de procedimentos cirúrgicos 🩺

Com o objetivo de minimizar riscos evitáveis, as equipes médicas vêm utilizando a estratégia de simulações realísticas in loco para cirurgias de alta complexidade e que envolvam mais de uma equipe de cirurgiões, o que vem se tornando um ganho na qualidade de processos e na melhoria da assistência a pacientes.

Ou seja, estudantes e profissionais podem "praticar" cirurgias em ambientes virtuais antes de realizar o procedimento real. 

Isso não só aumenta a confiança do médico, mas também reduz os erros, elevando a segurança do paciente.

Visualização de órgãos em 3D 🫀

Imagine estudar anatomia visualizando órgãos em 3D, podendo rotacioná-los, fazer cortes virtuais e explorar cada detalhe de sua estrutura. 

Com a RA, isso é possível. Isso enriquece o aprendizado, tornando-o mais intuitivo e menos dependente de modelos físicos ou cadáveres.

Aprimoramento de habilidades clínicas 🧑‍⚕️

A RV permite que médicos e estudantes estejam em cenários clínicos simulados, onde podem interagir com pacientes virtuais. 

Isso ajuda no desenvolvimento de habilidades de diagnóstico, tomada de decisão e até comunicação.

Na vanguarda da inovação 🌐

A Urologia, por exemplo, tem sido uma das especialidades médicas na vanguarda da adoção de tecnologias de RV e RA. Desde a simulação de cirurgias laparoscópicas até procedimentos endoscópicos, a realidade virtual permite que urologistas treinem em ambientes controlados, adquirindo habilidades sem colocar os pacientes em risco.

Outras especialidades como a Radiologia, Oncologia, Gastroenterologia e Oftalmologia, usam cada vez mais a tecnologia no ensino e prática médica.

Um profissional pronto para o mundo 🎓

A realidade virtual e aumentada tem o potencial de revolucionar a educação e o treinamento médico. Elas proporcionam experiências imersivas, seguras e altamente educativas, preparando melhor os profissionais para os desafios do mundo real.

À medida que a tecnologia avança, é provável que vejamos uma integração ainda maior dessas ferramentas no currículo médico, beneficiando não só os profissionais, mas, acima de tudo, os pacientes.

rapidinhas do amo 🗞️

Instituto Butantan testa tratamento contra Alzheimer 🐟️ 

brasil
sad fish GIF

Pesquisadores do Instituto Butantan e da Universidade São Francisco conseguiram, em testes feitos com animais, inibir a principal enzima causadora da Doença de Alzheimer.

O estudo baseou-se em um peptídeo modificado em laboratório de uma proteína encontrada no peixe merluza. 

Os resultados indicam que o composto se mostrou capaz de chegar ao cérebro de animais apenas duas horas após a administração. Além disso, nos testes in vitro, conseguiu bloquear a atividade de uma das principais enzimas responsáveis pelo Alzheimer: a BACE-1.

Os testes mostram uma alta estabilidade e segurança do novo peptídeo, sem ter acumulado em nenhum órgão onde foi metabolizado. Os próximos passos serão testes em animais que têm Alzheimer, a fim de avaliar a eficácia e segurança do composto. 

Primeiro transplante total de olho e parcial de rosto do mundo acontece nos EUA 👁️ 

mundo
Jane The Virgin Yes GIF

A equipe cirúrgica da NYU Langone Health, em Nova York, realizou o primeiro transplante de olho inteiro bem sucedido do mundo em uma pessoa viva.

Aaron James sofreu um acidente de trabalho que levou à perda do olho esquerdo e parte do rosto. Além do novo olho, Aaron recebeu um transplante parcial de rosto - ambos do mesmo doador. O procedimento durou cerca de 21 horas.

Mesmo com o olho transplantado, Aaron ainda não consegue enxergar, no entanto, os médicos apostam na recuperação da visão, já que o transplante foi bem sucedido. 

A cirurgia de transplante de rosto foi feita pelo Dr. Eduardo Rodriguez, e ele afirma que esse procedimento altamente técnico e complexo representa um avanço significativo no campo do transplante facial.

Chegou a hora de ser R1 em São Paulo

amo flashcard 💛

por medway

em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?

seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos.
1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9  |  10

Login or Subscribe to participate in polls.

amo medicina 🧬

porque 5 minutos podem ser muito bem aproveitados. conteúdos cheios de saúde sobre marketing 🤳, finanças 💰, carreira 👩🏽‍💼, tecnologia 💻, Brasil 🌎, mundo 🗺️ e muito mais. direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito 💌, sempre às 06h36.

🎯 seja um anunciante. clique aqui

📱 quer ser um criador de conteúdo do amo? nos ajude aqui

🗣️ conte sua história médica pra gente. conte aqui

conhece os outros produtos do amo?

📰 edição especial de sábado. uma edição para te manter atualizado com notícias da semana toda sobre os mais diversos assuntos. semanal e gratuita.

✅ med escolha. um teste de compatibilidade para escolha da especialidade médica que vai, por meio de mais de 100 perguntas sobre perfil, temperamento, habilidades e objetivos de carreira, te auxiliar a tomar a decisão mais importante da sua carreira médica com segurança.

até segunda

vamos chegar na sua caixa de entrada por volta das 06h36. alguns servidores de e-mail são chatos e atrasam um pouco… outros são terríveis e nos colocam no seu spam e/ ou promoções. sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas abas.

Join the conversation

or to participate.