Reumatolovers 🦴

Reumatolovers 🦴

Não, a função do reumato não é só passar corticoide…

A reumatologia é uma das áreas mais clínicas da medicina, exigindo um raciocínio minucioso e multidisciplinar para chegar ao diagnóstico correto.

Se você já viu House, sabe que toda e qualquer doença já vista pode se parecer com Lúpus Eritematoso Sistêmico, um dos carros chefes da especialidade.

Além disso, a reumato permite ao médico atuar em diversos campos: subespecializando-se em procedimentos como pulsoterapia ou infiltração articular, bem como focando na interface ambulatorial - com as espondiloartropatias, vasculites.

Dentro da reumato, há doenças que fazem interface com a psiquiatria, como é o caso da fibromialgia, patologia que causa dores “no corpo todo” e está bastante relacionada com insônia e ansiedade.

Como a maior parte das doenças reumatológicas acomete o sexo feminino, saiba que a maioria dos pacientes são mulheres. Mas, isso não te impede de atender mais homens, caso se especialize em doenças mais prevalentes nessa classe, como é o caso, por exemplo, da espondilite anquilosante.

A residência em reumato dura 2 anos e requer a realização prévia de Clínica Médica (que dura 2 anos também). Além disso, pra fazer reumato é preciso gostar bastante de imunologia, visto que a especialidade cuida de doenças, em grande parte, autoimunes.

Um dos pontos mais incríveis da reumato é o avanço farmacológico. A cada mês, são lançados no mercado novos recursos, com destaque para novos imunobiológicos e terapias alvo. Certamente, se você pensa em clínica, a reumato é um ponto a considerar!

Join the conversation

or to participate.