saúde impactada

por fatores sociais

atenção

bom dia! você concorda que sua vida merece a sua atenção total? às vezes deixamos de fazer algo que aparentemente não tem nenhum motivo especial porque enxergamos o nosso propósito apenas no futuro, mas a vida é aqui e agora: enfrente-a. pegue seu café e venha se atualizar.

📢 novidade. venha descobrir HOJE (11/3) ao vivo às 20h20 no nosso perfil do instagram como as novas regras de publicidade médica estabelecidas pelo CFM podem te impactar positivamente.

o que você vai ler hoje:

  • Os impactos de determinantes sociais na saúde

  • Uma especialidade altamente infectante

  • Desconstruindo a ansiedade

  • rapidinhas

  • Estudo da Fiocruz indica que BCG é ineficaz em adultos

  • IA revela que há dois tipos de câncer de próstata

  • flashcard

Os impactos de determinantes sociais na saúde 🧱 

atualidades

A saúde é profundamente influenciada por fatores sociais, econômicos e ambientais, conhecidos como determinantes sociais da saúde. 

Esses fatores moldam as condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, afetando diretamente a saúde e o bem-estar.

Profissionais que estudam os determinantes sociais da saúde trabalham na promoção de pesquisas, formulação de políticas de saúde e conscientização da população. 

Eles analisam como os fatores sociais afetam o acesso à saúde e buscam soluções para diminuir as desigualdades na área da saúde.

Determinantes sociais estruturais e intermediários 🧱

Os determinantes sociais são categorizados em dois grupos: estruturais e intermediários. 

Os estruturais estão relacionados às desigualdades sociais, como classe social, acesso à educação, raça, etnia, gênero e sexualidade. 

Já os determinantes intermediários incluem condições de trabalho, disponibilidade de alimentos, prática de exercícios físicos, entre outros.

Esses determinantes estão interconectados e influenciam mutuamente. Por exemplo, uma pessoa de classe baixa enfrenta não só desafios financeiros, mas também limitações no acesso a alimentos saudáveis e condições de trabalho adequadas.

Construindo uma visão ampliada da saúde ☯️

Historicamente, a saúde era vista sob uma perspectiva de unicausalidade, onde cada doença tinha uma única origem. 

No entanto, a compreensão moderna reconhece que a saúde e a doença são resultados de uma complexa interação de múltiplos fatores. 

Assim, os determinantes sociais ajudam a entender a saúde não apenas como ausência de doenças, mas como um estado de bem-estar físico, social e mental.

Estudo Elsa-Brasil 📄

O estudo Elsa-Brasil acompanha a saúde de mais de 15 mil adultos e idosos em seis capitais brasileiras. 

Ele revelou que condições como diabetes, hipertensão, doença renal crônica e obesidade são mais prevalentes entre a população negra

Mulheres negras são as mais adoecidas, enquanto homens negros têm a maior taxa de mortalidade.

Os determinantes sociais da saúde são essenciais para uma compreensão completa da saúde e do adoecimento. Eles fornecem insights valiosos para melhorar a saúde de todos os grupos sociais, direcionando esforços para uma sociedade mais justa e saudável.

Uma especialidade altamente infectante 🦠 

No Brasil, já nos anos 1970, existia a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT); A Infectologia é uma especialidade que ganhou muito reconhecimento na pandemia da COVID-19, tornando o mercado de trabalho para esses especialistas bastante aquecido. 

Muitas conquistas surgiram nos últimos anos como a cura da hepatite C, drogas de baixa toxicidade, o controle da infecção pelo HIV, novas vacinas, anticorpos monoclonais e imunobiológicos cada vez mais eficientes.

O médico infectologista é um profissional treinado para realizar o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças infecciosas e parasitárias. Alguns infectos se aprofundam em temas específicos como:

  • AIDS/HIV;

  • hepatites;

  • infecção relacionada à assistência à saúde (Infecções hospitalares);

  • imunizações;

  • infecções em transplantados;

  • epidemiologia;

  • diagnóstico laboratorial;

  • medicina tropical;

  • infectologia pediátrica.

Nos hospitais, são muito requisitados para avaliar pacientes para aquelas doenças que ainda não se chegou ao diagnóstico (quem gosta de House levanta a mão).🙋 

Com essa experiência, o Infectologista é chamado para elaboração de planos de ação contra epidemias, a exemplo da dengue

A especialidade é uma das que possui a maior presença feminina: são 57,7% mulheres e 42,3% homens. Nos casos dos programas de Infectologia, o acesso é direto, o que significa que o aluno recém-formado em medicina pode realizar a prova de Residência, sem a necessidade de ter cursado outra especialidade como pré-requisito. A duração do programa é de 3 anos.

A respeito da carga horária da residência médica em Infecto, geralmente as 60 horas semanais são respeitadas. Os R1 cobrem plantões na UTI, os R2 na maior parte dos plantões da enfermaria e os R3 fazem poucos plantões na enfermaria.

E aí, foi infectado/a?

Desconstruindo a ansiedade 😶‍🌫️ 

saúde mental

Publicado em mais de 30 países, o livro “Desconstruindo a ansiedade: Um guia para superar os maus hábitos que geram agitação, preocupação e medo” traz um passo a passo aprovado na clínica médica para aliviar a mente da ansiedade, do pensamento obsessivo e dos vícios.

O neurocisnetista Judson Brewer sintetiza 20 anos de pesquisa em um livro que apresenta soluções testadas e aprovadas por milhares de pacientes. O autor afirma que a ansiedade leva a comportamentos viciantes e maus hábitos, além de habitar uma região do cérebro que resiste à racionalidade.

Nada melhor do que um livro baseado em evidências científicas para começar a identificar os gatilhos e aprender a neutralizá-los, não é?

rapidinhas do amo 🗞️

Estudo da Fiocruz indica que BCG é ineficaz em adultos 💉 

brasil

Um estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz reforça que a vacina BCG deve ser aplicada em crianças de até 5 anos de idade para prevenir a forma grave da tuberculose, já que é ineficaz quando aplicada em adultos.

O público-alvo da pesquisa era de Campo Grande (MS), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ) e integra o ensaio clínico Brace, com BCG randomizado. A principal preocupação foi avaliar se a revacinação com BCG iria proteger trabalhadores de saúde de infecções por tuberculose. Mais de 2 mil pessoas foram avaliadas e testadas por meio de exames sanguíneos. A conclusão é de que a revacinação não é recomendada.

Publicado nesta semana na revista britânica The Lancet, o trabalho indica também a necessidade que sejam desenvolvidas novas vacinas em todo o mundo contra a doença.

IA revela que há dois tipos de câncer de próstata

mundo

Um estudo recente publicado na revista Cell Genomics mostrou que o câncer de próstata pode ter dois subtipos diferentes. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Oxfort e de Manchester, com ajuda de inteligência artificial.

Os cientistas trabalharam juntos por meio de um consórcio internacional chamado The Pan Prostate Cancer Group e utilizaram IA para analisar alterações no DNA das amostras de 159 pacientes, identificando dois grupos distintos de tumor, chamados de “evotipos”.

Os resultados mostraram que o câncer de próstata pode evoluir ao longo de múltiplas vias, levando a dois tipos diferentes da doença. A partir dessas descobertas, os cientistas visam desenvolver um teste genético que poderá fornecer um prognóstico mais preciso para cada paciente, além de tratamento personalizado.

amo flashcard 💛

em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?

seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos.
1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9  |  10

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

amo medicina 🧬

porque 5 minutos podem ser muito bem aproveitados. conteúdos cheios de saúde sobre marketing 🤳, finanças 💰, carreira 👩🏽‍💼, tecnologia 💻, Brasil 🌎, mundo 🗺️ e muito mais. direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito 💌, sempre às 06h36.

🎯 seja um anunciante. clique aqui

📱 quer ser um criador de conteúdo do amo? nos ajude aqui

🗣️ e sua história médica pra gente. conte aqui

conhece os outros produtos do amo?

📰 edição especial de sábado. uma edição para te manter atualizado com notícias da semana toda sobre os mais diversos assuntos. semanal e gratuita.

✅ med escolha. guia de orientação profissional para especialidades médicas, destinado principalmente a estudantes de medicina dos anos finais ou médicos recém-formados que desejam encontrar a especialidade médica que mais combina com seu perfil profissional e objetivos de carreira.

até quinta

vamos chegar na sua caixa de entrada por volta das 06h36. alguns servidores de e-mail são chatos e atrasam um pouco… outros são terríveis e nos colocam no seu spam e/ ou promoções. sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas abas.

Reply

or to participate.