- amo medicina
- Posts
- The Last Of Us: o Cordyceps existe no Brasil
The Last Of Us: o Cordyceps existe no Brasil
The Last Of Us: o Cordyceps existe no Brasil 🍄
tá no hype

O apocalipse zumbi é realidade! E não, não estamos nos referindo ao final de um plantão de 24 horas.😂
Os seres humanos viram mortos vivos na série do HBO Max: The Last Of Us, inspirada no famoso jogo homônimo - se ainda não assistiu, corre, porque ontem (5) saiu o quarto episódio de um total de nove.
Dizem que a vida imita a arte. E, de certa maneira, podemos falar que essa afirmação é verdadeira com o The Last Of Us. Entenda o porquê…
Fungo transforma pessoas em zumbis? 🧟
Na série, toda a aventura se passa em um cenário apocalíptico no qual os seres humanos se tornaram zumbis canibais! Isso foi consequência do ataque global gerado pelo fungo Cordyceps.
Mas, por incrível que pareça, os autores da série não inventaram esse fungo do nada. De fato, o Cordyceps existe na realidade e, aliás, vive também no Brasil!
Artrópodes são as vítimas reais! 🐜
Embora o Cordyceps pertença ao gênero de fungos ascomicetos - o mesmo do Pneumocystis jirovecii, principal causador de pneumonia em pacientes com retrovirose (pneumocistose) -, ele não é perigoso para nós humanos (pelo menos, por enquanto!).
As vítimas são animais artrópodes (por exemplo, formigas, abelhas, lacraias, escorpiões, aranhas, lagostas e caranguejos). No caso, o Cordyceps ataca primeiramente os músculos e, depois, atinge o sistema nervoso central de tais insetos, causando-lhes um quadro clínico de convulsões que evolui até a morte.
Cordyceps e seus usos na medicina! 🩺
Por incrível que pareça, a medicina oriental usa o Cordyceps para tratar uma série de questões, entre elas: anemia, baixa imunidade, impotência sexual, retardar o processo de envelhecimento, recuperação pós cirúrgica e tumores.
Embora as mudanças climáticas tenham tornado a presença desse fungo-zumbi cada vez mais rara, há uma espécie de morto-vivo que cresce em escala: o médico plantonista! 🤣
Reply