transplante de rim de porco

para um ser humano vivo

ritmo

bom dia! que tal parar de lutar contra o ritmo? é normal não estar com o ânimo lá em cima todos os dias, afinal, é esperado que cada dia traga seus próprios desafios. seja qual for o desafio de hoje, sente-se confortavelmente agora e acompanhe as atualizações que separamos para você.

o que você vai ler hoje:

  • O impacto da telemedicina na prestação de cuidados de saúde

  • Reumatolovers

  • Até onde você iria para salvar sua vida?

  • rapidinhas

  • Médico brasileiro comanda transplante de rim de porco nos EUA

  • Cientistas criam adesivo que permite usuário falar sem cordas vocais

  • flashcard

O impacto da telemedicina na prestação de cuidados de saúde 🤖 

atualidades

A telemedicina, uma vez vista como uma solução futurística, agora é uma realidade consolidada na prestação de cuidados de saúde. 

Esta modalidade de atendimento à distância tem se mostrado particularmente eficaz em várias especialidades médicas, redefinindo a maneira como os cuidados são prestados e acessados. 

A análise da adoção e eficácia da telemedicina em diferentes especialidades médicas revela um panorama fascinante de como esta tecnologia está transformando o setor.

Especialidades na adoção da telemedicina 🤝

A telemedicina tem encontrado terreno fértil em diversas especialidades, com algumas se destacando na adoção desta prática. Por exemplo:

  • Saúde Mental: A telepsiquiatria e a teleterapia têm permitido aos pacientes continuar seu acompanhamento e terapia durante períodos de isolamento e além. Esta especialidade se beneficiou enormemente da telemedicina, proporcionando um acesso contínuo e discreto ao cuidado mental.

  • Medicina de Cuidados Primários: A telemedicina tem permitido consultas gerais, prescrições e acompanhamentos, facilitando o acesso dos pacientes aos cuidados de saúde primários, especialmente para aqueles em áreas remotas ou com mobilidade limitada.

  • Especialidades Crônicas: Em 2020, a Atenção Primária à Saúde ganhou uma plataforma virtual de atendimento. Assim, especialidades que tratam de condições crônicas, como endocrinologia e cardiologia.

Eficácia da telemedicina

A eficácia da telemedicina pode ser demonstrada pela comparação com as consultas tradicionais. 

Por exemplo, no artigo “Diagnosing surgical site infections using telemedicine: A Systematic Review” avaliou-se a acurácia do uso da telemedicina no diagnóstico de infecção de sítio cirúrgico (ISC) em pacientes adultos pós cirúrgicos em comparação com avaliações presenciais e acessibilidade tecnológica. 

As diferentes modalidades de telemedicina diagnosticaram 66 ISC com precisão, sendo que outras 15 ISC foram diagnosticadas na revisão clínica direta.

“a telemedicina reduziu a pressão arterial sistólica de sobreviventes de AVC em uma média de 5,49 mmHg maior em comparação com o tratamento usual.”

Telemedicina e além 🦸‍♂️

A telemedicina está desempenhando um papel crucial na transformação da prestação de cuidados de saúde, com várias especialidades médicas adotando e se beneficiando desta inovação. 

À medida que a tecnologia evolui, a telemedicina continuará a se expandir e aprimorar a forma como os cuidados de saúde são entregues, prometendo um futuro onde o atendimento médico é mais acessível e eficiente do que nunca.

Reumatolovers 🦴

Não, a função do reumato não é só passar corticoide…

A reumatologia é uma das áreas mais clínicas da medicina, exigindo um raciocínio minucioso e multidisciplinar para chegar ao diagnóstico correto.

Se você já viu House, sabe que toda e qualquer doença já vista pode se parecer com Lúpus Eritematoso Sistêmico, um dos carros chefes da especialidade.

Além disso, a reumato permite ao médico atuar em diversos campos: subespecializando-se em procedimentos como pulsoterapia ou infiltração articular, bem como focando na interface ambulatorial - com as espondiloartropatias, vasculites.

Dentro da reumato, há doenças que fazem interface com a psiquiatria, como é o caso da fibromialgia, patologia que causa dores “no corpo todo” e está bastante relacionada com insônia e ansiedade.

Como a maior parte das doenças reumatológicas acomete o sexo feminino, saiba que a maioria dos pacientes são mulheres. Mas, isso não te impede de atender mais homens, caso se especialize em doenças mais prevalentes nessa classe, como é o caso, por exemplo, da espondilite anquilosante.

A residência em reumato dura 2 anos e requer a realização prévia de Clínica Médica (que dura 2 anos também). Além disso, pra fazer reumato é preciso gostar bastante de imunologia, visto que a especialidade cuida de doenças, em grande parte, autoimunes.

Um dos pontos mais incríveis da reumato é o avanço farmacológico. A cada mês, são lançados no mercado novos recursos, com destaque para novos imunobiológicos e terapias alvo. Certamente, se você pensa em clínica, a reumato é um ponto a considerar!

Posso aprender a ser feliz? 🙋 

saúde mental

Essa é a pergunta que vale ouro. A boa notícia é que uma equipe de cientistas da Universidade de Bristol desenvolveu um curso chamado “Ciência da Felicidade” que mostra que o contentamento pode ser aprendido e conquistado com uma série de práticas que devem ser mantidas a longo prazo.

O estudo foi publicado na Higher Education, e os alunos que fizeram o curso relataram uma melhoria de 10% a 15% no bem-estar. Alguns dos hábitos que podem levar à felicidade, segundo o curso, são:

  • Conversar com estranhos

  • Dar presente para outras pessoas

  • Ter uma boa qualidade de sono

  • Caminhar na natureza

  • Praticar meditação e gratidão

  • Praticar atividade física

Esses e outros aprendizados também estão disponíveis no livro The Science of Happiness: Seven Lessons for Living Well, lançado pelo autor da pesquisa, Bruce Hood.

rapidinhas do amo 🗞️

Médico brasileiro comanda transplante de rim de porco nos EUA 🐷 

brasil

A cirurgia inédita que transplanta um rim de porco geneticamente modificado para um paciente humano vivo foi comandada pelo médico brasileiro Leonardo Riella. O procedimento foi feito em um hospital de Boston, nos Estados Unidos.

Em 2021, uma equipe de Nova York realizou um procedimento semelhante como parte uma pesquisa em um paciente com morte cerebral.

De acordo com comunicado divulgado pelo Massachusetts General Hospital (MGH), onde a cirurgia foi realizada, o procedimento foi bem-sucedido e é um marco histórico no campo emergente do xenotransplante (nome técnico do transplante de órgãos ou tecidos de uma espécie para outra).

Leonardo, além de diretor de transplante renal do MGH e professor associado de Medicina e Cirurgia da Harvard Medical School, está envolvido em diversas pesquisas científicas focadas em órgãos transplantados.

Cientistas criam adesivo que permite usuário falar sem cordas vocais 📢 

mundo

Segundo um estudo publicado na Nature Communications, um aparelho fixado sob a pele, por fora da garganta, permite que indivíduos com disfunções vocais consigam se comunicar pela voz.

A tecnologia promete melhorar a qualidade de vida de pessoas com distúrbio de voz ou que estão se recuperando de cirurgias de câncer de laringe, por exemplo. O adesivo é macio, fino e elástico e mede aproximadamente 2,5 cm quadrados.

O sistema bioelétrico foi desenvolvido por uma equipe de bioengenheiros da Universidade da Califórnia (UCLA) e funciona detectando movimentos nos músculos da laringe, reproduzindo esses sinais de forma audível com auxílio de máquinas. O adesivo tem fita dupla face e pode ser reutilizado conforme a necessidade do indivíduo.

amo flashcard 💛

por medway

amo medicina 🧬

porque 5 minutos podem ser muito bem aproveitados. conteúdos cheios de saúde sobre marketing 🤳, finanças 💰, carreira 👩🏽‍💼, tecnologia 💻, Brasil 🌎, mundo 🗺️ e muito mais. direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito 💌, sempre às 06h36.

🎯 seja um anunciante. clique aqui

📱 quer ser um criador de conteúdo do amo? nos ajude aqui

🗣️ e sua história médica pra gente. conte aqui

conhece os outros produtos do amo?

📰 edição especial de sábado. uma edição para te manter atualizado com notícias da semana toda sobre os mais diversos assuntos. semanal e gratuita.

✅ med escolha. guia de orientação profissional para especialidades médicas, destinado principalmente a estudantes de medicina dos anos finais ou médicos recém-formados que desejam encontrar a especialidade médica que mais combina com seu perfil profissional e objetivos de carreira.

até segunda

vamos chegar na sua caixa de entrada por volta das 06h36. alguns servidores de e-mail são chatos e atrasam um pouco… outros são terríveis e nos colocam no seu spam e/ ou promoções. sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas abas.

Join the conversation

or to participate.