um segredo nosso

a relação médico x paciente

pegadas

bom dia! você sabia que aquele que segue o caminho dos outros não deixa pegadas? trilhar seu próprio caminho é, na maioria das vezes, muito desafiador, e você vai se deparar com momentos de escuridão e encruzilhadas, mas chegar no destino final vai ter um sabor muito melhor. café na mão, hora da informação.

🚨 quer fazer parte da equipe amo medicina? se você é médico ou estudante de medicina e quer contribuir para a transformação da formação de futuros médicos, clique aqui e trabalhe com a gente!

o que você vai ler hoje:

  • O sigilo na prática médica

  • Geriatria: especialidade em foco

  • Por que o sono é seu melhor aliado na medicina?

  • rapidinhas

  • Nanoemulsão é testada no tratamento de inflamação intestinal

  • Novo exame usa IA para acelerar diagnóstico de doenças raras

  • flashcard

O sigilo na prática médica 🔐 

jurídico por Medical Law

Você sabia que, no Brasil, o setor da saúde é um dos mais afetados pela aplicação de sanções por descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?

O profissional da medicina atua frequentemente com o tratamento de dados pessoais sensíveis e que merecem muita atenção. Atualmente, os avanços em tecnologia e medicina andam lado a lado e muitas informações médicas são armazenadas em formato digital. Portanto, proteger a confidencialidade do paciente não é apenas um dever ético, mas também o cumprimento à essa lei tão importante. 

Dados sensíveis 😶‍🌫️ 

Mas o que são dados sensíveis? Para a LPGD, são dados referentes à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico da pessoa física. 

A LPGD se aplica ao médico ainda que as regras já constem no Código de Ética Médica (CEM), portanto, se um médico violar o sigilo do prontuário, ele será responsabilizado perante a ANPD bem como pelo Conselho Federal de Medicina.

Protegendo sua prática médica 🤫 

1️⃣ Entenda a LGPD: Familiarize você e sua equipe com as disposições da LGPD relativas a dados de saúde. Conhecer a lei é o primeiro passo para cumpri-la.

2️⃣  Implemente sistemas seguros: Garanta que seus registros médicos sejam armazenados e transmitidos com segurança. Use criptografia e controles de acesso para evitar que indivíduos não autorizados acessem os dados do paciente.

3️⃣   Treine sua equipe: eduque sua equipe sobre a importância da confidencialidade do paciente e as implicações legais de sua violação. Estabeleça protocolos claros para lidar com as informações do paciente.

4️⃣   Obtenha o consentimento informado: sempre obtenha o consentimento explícito dos pacientes antes de compartilhar suas informações médicas com terceiros. Informar os pacientes sobre como seus dados serão utilizados e quem terá acesso a eles.

5️⃣   Limite o acesso: Forneça acesso às informações do paciente apenas quando necessário. Restrinja o acesso a dados confidenciais e revise e atualize regularmente as permissões de acesso.

Seguindo essas dicas, você protege sua prática médica e mantém a confiança de seus pacientes.

Geriatria: especialidade em foco 🦳 

A geriatria diferencia-se por sua abordagem holística, considerando aspectos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento.

No Brasil, a projeção para 2060 aponta mais idosos do que jovens, refletindo uma tendência global de envelhecimento populacional. Este fenômeno amplia a demanda por geriatras.

Apesar da crescente necessidade, o Brasil conta com apenas 2.670 geriatras registrados em 2023, segundo a Demografia Médica no Brasil. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere um geriatra para cada mil habitantes, indicando um grande déficit no país.

Subespecialidades 🔎

  • cardiologia geriátrica;

  • neuropsiquiatria geriátrica;

  • cuidados paliativos;

  • assistência domiciliar;

  • instituições de longa permanência.

Rotina e formação‍ 🏫

A rotina do geriatra varia conforme o ambiente de trabalho, incluindo atendimento ambulatorial, hospitalar, cuidados domiciliares, paliativos, educação e pesquisa. 

Independentemente do cenário, o objetivo é sempre otimizar a funcionalidade e autonomia do idoso.

Para se tornar um geriatra no Brasil, é necessário concluir a residência em Clínica Médica e, em seguida, especializar-se em geriatria, num processo formativo total de quatro anos. 

Com o envelhecimento da população, a geriatria torna-se cada vez mais uma especialidade fundamental e atraente para médicos.

Por que o sono é seu melhor aliado na medicina? 💤 

saúde mental

Em uma época onde a privação de sono é quase uma medalha de honra, precisamos reavaliar nossas prioridades… A falta de sono não apenas prejudica nossa capacidade de pensar claramente, mas está diretamente relacionada a riscos sérios de saúde, incluindo obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até mesmo a morte prematura. 

Dr. Russell Foster, um neurocientista especialista em ciclo circadiano da Universidade de Oxford, compara um bom sono a uma atualização vital para nossa saúde, não apenas um mero capricho. Em sua TED Talk reveladora, Foster desdobra a essencialidade do sono, argumentando que sem ele não conseguimos "voar". Ele destaca que a privação de sono foi um fator contribuinte em desastres históricos, como Chernobyl e o acidente do ônibus espacial Challenger.

Como médicos, não devemos esquecer que cuidar de nós mesmos e valorizar nosso próprio sono é o nosso alicerce para a boa prática da medicina. Ouça o TED Talk e aprenda dicas para um sono de qualidade.

rapidinhas do amo 🗞️

Nanoemulsão é testada no tratamento de inflamação intestinal 🌺 

brasil

Uma nanoemulsão contendo partículas de curcumina se mostrou capaz de modular a microbiota intestinal em camundongos que sofriam de inflamação nesse órgão.

A curcumina é um polifenol encontrado no açafrão-da-índia (Curcuma longa) e que faz parte de um grupo de componentes bioativos chamado curcuminoides. No entanto, há um desafio a ser superado: a biodisponibilidade da curcumina é baixa quando administrada por via oral. O problema ainda é maior em pessoas com Doença de Crohn, colite ulcerativa e outras condições associadas à inflamação do intestino.

Com objetivo de melhorar a eficácia do componente nesses casos, os cientistas desenvolveram uma emulsão com partículas nanométricas da substância e, posteriormente testada em camundongos por via oral por 14 dias. O resultado foi obtido por meio de análise histopatológica e metagenômica.

Foi possível observar que a nanoemulsão pode ser uma ótima estratégia para melhorar a biodisponibilidade da substância, e que foi capaz de modular a microbiota intestinal dos roedores. O grupo continua trabalhando com o potencial de outros nutracêuticos na forma de nanoforumações.

Novo exame usa IA para acelerar diagnóstico de doenças raras 🖥️ 

mundo

Um novo exame genético que utiliza inteligência artificial pode auxiliar no diagnóstico precoce de mais de 90 doenças raras. A novidade foi lançada pela Dasa Genômica, braço da medicina genética da rede de saúde Dasa.

Por meio do estudo da metilação do DNA e da análise realizada pelo algoritmo de IA, o exame pode identificar doenças consideradas raras e que não puderam ser identificadas por outros testes.

O novo teste genético pode ser feito a partir do pedido médico e é indicado para pacientes com uma ou mais características sobrepostas de doenças consideradas raras. O exame é feito por meio da coleta de uma amostra de sangue, em que é feita extração do DNA e análise do perfil de metilação utilizando IA.

Para realizar o exame, os pacientes não podem ter recebido transplante de medula em nenhum momento da vida, nem hemocomponente com leucócitos no último mês. O exame custa a partir de R$ 13.500.

amo flashcard 💛

em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?

seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos.
1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9  |  10

Login or Subscribe to participate in polls.

amo medicina 🧬

porque 5 minutos podem ser muito bem aproveitados. conteúdos cheios de saúde sobre marketing 🤳, finanças 💰, carreira 👩🏽‍💼, tecnologia 💻, Brasil 🌎, mundo 🗺️ e muito mais. direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito 💌, sempre às 06h36.

🎯 seja um anunciante. clique aqui

📱 quer ser um criador de conteúdo do amo? nos ajude aqui

🗣️ e sua história médica pra gente. conte aqui

conhece os outros produtos do amo?

📰 edição especial de sábado. uma edição para te manter atualizado com notícias da semana toda sobre os mais diversos assuntos. semanal e gratuita.

✅ med escolha. guia de orientação profissional para especialidades médicas, destinado principalmente a estudantes de medicina dos anos finais ou médicos recém-formados que desejam encontrar a especialidade médica que mais combina com seu perfil profissional e objetivos de carreira.

até segunda

vamos chegar na sua caixa de entrada por volta das 06h36. alguns servidores de e-mail são chatos e atrasam um pouco… outros são terríveis e nos colocam no seu spam e/ ou promoções. sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas abas.

Join the conversation

or to participate.