- amo medicina
- Posts
- Vamos falar sobre capacitismo? A importância da inclusão 🤝
Vamos falar sobre capacitismo? A importância da inclusão 🤝
saúde mental

O capacitismo é a discriminação ou preconceito contra pessoas com deficiência ou condições neurodivergentes, como autismo, TDAH, dislexia, entre outras.
Quando falamos em neurodivergência, o capacitismo se manifesta na falta de compreensão e na imposição de expectativas baseadas em padrões neurotípicos, desconsiderando as particularidades de cada indivíduo.
Muitas vezes, pessoas neurodivergentes são rotuladas como "difíceis" ou "desajustadas" por não se encaixarem em normas sociais ou comportamentais estabelecidas.
Esse olhar capacitista limita o acesso a oportunidades e reforça barreiras, tanto no ambiente educacional quanto no mercado de trabalho e no dia a dia.
O desafio aqui é mudar a perspectiva: em vez de focar nas dificuldades, precisamos valorizar as habilidades únicas e os diferentes modos de pensar e agir.
Como profissionais de saúde, é nosso dever combater o capacitismo, promovendo empatia, inclusão e adaptabilidade em nosso atendimento, para que cada pessoa seja vista e respeitada em sua individualidade.
Afinal, o que chamamos de "diferença" pode ser a chave para inovações e novas formas de ver o mundo. 🌍
Reply